Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Licenciado no âmbito do projeto “BIOLENS”, financiado por verbas próprias da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nas seguintes condições:
Área Científica: Ciência de Computadores
Requisitos de admissão: Os candidatos deverão:
Nota: Nas bolsas em que os seus beneficiários têm de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não pode ser exigido no aviso de abertura do concurso que, no momento da candidatura, o candidato tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização. Aos candidatos apenas pode ser exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever numa oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.
Requisitos preferenciais: Será ainda dada preferência aos candidatos com experiência em aprendizagem automática e seu uso no desenvolvimento de modelos para classificação de espécies biológicas.
Requisitos de contratação: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.
Plano de trabalhos: desenvolvimento de modelo para classificação de espécies de flora Portuguesa a partir de imagens usando técnicas das áreas de aprendizagem automática, visão computacional, e outras; integração do modelo desenvolvido na Web app Biolens (https://rubisco.dcc.fc.up.pt/Biolens)
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004 atualizado pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento n.º 950/2019 de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Regulamento n.º 184/2021, de 3 de março (Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto e Decreto-Lei nº 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sob a orientação científica dos Profs. Luís Miguel Barros Lopes e Eduardo Resende Brandão Marques.
Duração da bolsa: A presente bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em agosto de 2022, em regime de exclusividade, eventualmente renovável.
Valor do subsídio de manutenção: O montante mensal da bolsa corresponde a 875,98¤, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P.. O pagamento será efetuado por transferência bancária.
Seguro Social Voluntário: Desde que a bolsa seja de duração igual ou superior a 6 meses, e em cumprimento do disposto no Estatuto de Bolseiro na versão atual, o bolseiro terá direito à assunção, por parte da FCUP, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.
Seguro de Acidentes Pessoais: Durante o período de concessão da bolsa, o bolseiro será coberto por um seguro de acidentes pessoais.
Métodos de seleção:
Será feita uma análise curricular com os seguintes fatores:
A avaliação final resulta da soma ponderada da valorização dos 2 fatores enunciados de 0 a 100 pontos.
O júri reserva-se ao direito de não atribuir a bolsa em concurso caso o resultado da avaliação das candidaturas e da sua adequação aos objetivos do projeto não seja satisfatória (classificação mínima de 75 pontos).
O candidato que possua um grau académico ou diploma estrangeiro cuja classificação final esteja expressa numa escala de classificação diversa da portuguesa ou não possua classificação, para efeitos de avaliação, deve o mesmo apresentar documento comprovativo do reconhecimento do grau ou diploma estrangeiro e da conversão da classificação para a escala de classificação portuguesa até à data de termo das candidaturas ao concurso.
Caso os documentos comprovativos de grau submetidos pelos candidatos não apresentem a classificação final do grau exigido neste edital com a respetiva nota convertida para a escala de classificação portuguesa, o júri considerará, para efeitos de avaliação, que o candidato possui a classificação mínima (10 valores de um máximo de 20 valores) exigida para a obtenção de grau em Portugal.
Composição do Júri de Seleção:
Presidente – Luís Miguel Barros Lopes, Prof. Associado, FCUP ;
1.º vogal efetivo – Eduardo Resende Brandão Marques, Prof. Auxiliar, FCUP;
2.º vogal efetivo – Rui Pedro de Magalhães Claro Prior, Prof. Auxiliar, FCUP;
1.º vogal suplente – Sérgio Armindo Lopes Crisóstomo, Prof. Auxiliar, FCUP;
2.º vogal suplente – Inês de Castro Dutra, Prof. Auxiliar, FCUP
Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.
Mais se informa, que ao abrigo do disposto nos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, dispõe do prazo legal de 10 dias úteis a contar do dia imediato ao da notificação, para se pronunciar, caso assim o entenda. Desta decisão pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou, em alternativa, interposto recurso no prazo de 30 dias úteis, endereçadas à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos termos do artigo 191º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.
Os candidatos terão um prazo máximo de 3 dias para responder à convocatória para a entrevista e um prazo máximo de 30 dias (Regulamento da UP) para procederem à assinatura do contrato, com toda a documentação necessária.
A entidade de acolhimento poderá recorrer à lista de ordenação final para substituição do bolseiro selecionado no caso deste desistir do lugar, até um ano.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis a partir da data da publicação do edital. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, na página do concurso no Infociências (https://info.fc.up.pt/fcup/pedidos/users/novo.php?f_id=1291&formulario=354), com a seguinte documentação: Carta de Motivação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações, declaração de elegibilidade (em anexo) e outros documentos comprovativos considerados relevantes e outros documentos comprovativos considerados relevantes, num único ficheiro em formato zip.
As cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, para os seguintes endereços: rh.bolsas@fc.up.pt com conhecimento para lmlopes@fc.up.pt, indicando no Assunto: Candidatura a Bolsa de Investigação Projeto BIOLENS.
Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).
Documentos de suporte à contratualização: No ato da contratualização, o bolseiro deverá fornecer os documentos a seguir indicados:
O concurso encontra-se aberto no período de 05/07/2022 a 18/07/2022.
Declaração de Elegibilidade
Edital