Matemáticos da FCUP assinam livro sobre a Covid-19
COVID-19 em Portugal: a estratégia
O docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Óscar Felgueiras, e o técnico superior da Administração Regional De Saúde Do Norte I.P. (ARS Norte), Filipe Alves, são dois dos co-autores do livro “COVID-19 em Portugal: a estratégia”, apresentado na semana passada na Universidade do Minho.
Filipe Alves é licenciado em Matemática e mestre em Engenharia Matemática pela FCUP e trabalha na Unidade de Investigação Clínica da ARS Norte. No livro é apresentado como um “matemático que nunca pensou dedicar-se à saúde”, trazido para o grupo pela mão de Óscar Felgueiras, com gosto em olhar para informação nova, e autor de um “trabalho minucioso de recolha e tratamento da informação”.
Este livro pretende explicar aos portugueses como é que se conseguiu controlar a pandemia de Covid-19 em Portugal durante os últimos dois anos. Entre os co-autores estão também Raquel Duarte e Ana Aguiar, investigadoras do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Felisbela Lopes, docente da Universidade do Minho e Hugo Monteiro, médico da ARS Norte.
O autodenominado “grupo dos 7” tornou sua responsabilidade tentar, ao longo de vários meses, fornecer ao Governo um conjunto de medidas de saúde pública consideradas apropriadas para combater a pandemia. "Embora as pandemias sejam imprevisíveis, a preparação adequada e o planeamento prévio ajudam a geri-las melhor", afirmam.
Em “COVID-19 em Portugal: a estratégia” encontram-se explicados os processos de decisão e ainda algumas reflexões sobre o que pudemos aprender com estes anos de pandemia.
A obra foi apresentada no dia 13 de maio na Reitoria da Universidade do Minho, Braga, e contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Saúde, Marta Temido.

© DR
Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt
Renata Silva. SICC. 18-05-2022