Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Observatório Astronómico da FCUP abriu as portas à arte e à ciência
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Observatório Astronómico da FCUP abriu as portas à arte e à ciência

Exposição decorre de 7 de maio a 9 de julho


observatorio-montagem



Sobre o céu não sabemos nada” é o nome da exposição patente no Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Estão expostos neste edifício trabalhos de sete artistas convidados pelo projeto Paralaxe para uma residência artística onde puderam conhecer todos os espaços do Observatório e investigações que lá acontecem — desde geodinâmica a meteorologia do espaço.

Esta é a segunda residência artística no âmbito do Paralaxe, projeto de investigação e de criação artística de caráter multidisciplinar, criado pelas artistas plásticas Luísa Abreu, Carolina Grilo Santos e Diana Geiroto e financiado pela Direção-Geral das Artes. A primeira decorreu entre 2020 e 2021 no Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP), edifício que é também da responsabilidade da FCUP. 

“O balanço que fazemos destas residências e do período mais curto em que os artistas estiveram no Observatório mais regularmente é bastante positivo: desde o conhecimento dos instrumentos existentes que, apesar de obsoletos, têm um propósito e relação com a astronomia muito interessantes, o conhecimento do arquivo e das investigações atuais a acontecer pelos cientistas residentes e a possibilidade e liberdade de atuação no espaço”, conta a equipa do Paralaxe, composta por antigas estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). 

O que poderão ver, por exemplo, os vistantes? “Temos neste momento em montagem, por exemplo, um trabalho exterior com carácter efémero e que pensa a organização dos edifícios do espaço e a construção do jardim, uma peça que se assemelha a um instrumento científico no lugar de um telescópio, peças escondidas pelo espaço exterior e lugares abandonados e um percurso guiado por peças e instalações montadas em vários pontos”, revelam. 

A exposição poderá ser visitada até ao dia 9 de julho. As visitas guiadas à exposição poderão ser marcadas através do e-mail info.paralaxe@gmail.com e realizam-se às quintas e sextas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00.



observatorio




Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt   


Renata Silva. SICC. 04-05-2022. Atualizado a 10-05
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2025-07-10 às 09:53:14 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico