Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Programa IACOBUS premeia artigos de investigadores da FCUP
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

Programa IACOBUS premeia artigos de investigadores da FCUP

Dois artigos premiados na área da Química Medicinal


O programa IACOBUS-papers reconheceu recentemente investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) pelos seus artigos publicados na área da Química Medicinal, realizados com cientistas da Universidade de Santiago de Compostela. 

Um dos artigos, de Alexandra Gaspar, Fernanda Borges e Carlos Fernandes, explora a estrutura química da 4-oxoquinolina, devido às suas propriedades farmacológicas. "Esta estrutura química é usada hoje em dia em antibióticos como as fluoroquinolonas, como por exemplo a ciprofloxacina, substâncias muito utilizadas em infeções urinárias", explica Alexandra Gaspar. 

Já o paper 3-Phenylcoumarins as a Privileged Scaffold in Medicinal Chemistry: The Landmarks of the Past Decade, da autoria de Maria João Matos, tem enfoque nas 3-fenilcumarinas, uma família de moléculas heterocíclicas que são amplamente utilizadas tanto na Química Orgânica como na Química Medicinal. No artigo, foram incluídos e discutidos, com um foco especial em aspetos relacionados à sua origem natural, procedimentos sintéticos e aplicações farmacológicas. 

"As 3-fenilcumarinas, de acordo com os grupos funcionais que apresenta o esqueleto químico base, têm possíveis aplicações em diversas áreas como as doenças neurodegenerativas, inflamatórias, cardiovasculares, etc. São estruturas quimicamente versáteis, que além das aplicações farmacológicas têm também um elevado interesse na síntese de estruturas mais complexas", esclarece Maria João Matos. 

Os cientistas integram o grupo de Química Medicinal, do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto, sediado na FCUP e liderado pela docente Fernanda Borges.

O programa IACOBUS - Publicações Científicas (Papers) visa encorajar a colaboração científica transfronteiriça entre a região norte de Portugal e a Galiza. Um dos objetivos é promover atividades de comunicação e divulgação científica, por meio do apoio financeiro para a publicação de artigos em revistas científicas indexadas no Clarivate Analytics Journal Citation Report (JCR).



IACOBUS






Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt   


Renata Silva. SICC. 26-04-2022
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2022-06-30 às 12:47:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias