Uma equipa de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) conquistou o Prémio da Revista da Associação Portuguesa de Horticultura na competição “24H AGRICULTURA SYNGENTA” que teve lugar em Santarém nos dias 9 e 10 de abril.
A equipa "Plantabelhas", constituída por Maria João Campos, João Cardoso, Damien Clairbois, David Guarani e Thauan Azeredo, todos estudantes do 1º ano do Mestrado em Engenharia Agronómica, destacou-se das 30 em competição com o “Projeto Mirt4.0", que será publicado na edição de junho da revista da Associação Portuguesa de Horticultura.
“O artigo que desenvolvemos é sobre a monitorização em tempo real do processo produtivo e avaliação da variabilidade espacial da produtividade em mirtilos, o que contribui para a eficiência na tomada de decisões”, conta Maria João Campos.
O Mirt4.0 tem como objetivos principais otimizar a produção de mirtilo e reduzir os desperdícios e monitorizar em tempo real a produção. O projeto baseia-se num encadeamento de procedimentos que se iniciam com a recolha de dados em tempo real, em parceria com a Syngenta, utilizando a plataforma Cropwise Protector para recolha e visualização no telemóvel de dados relativos ao índice de vegetação, temperatura à superfície do solo, humidade do solo, o clima e mapas de aplicação de fertilizantes, entre outros.
Os participantes das 24H AGRICULTURA SYNGENTA foram submetidos a provas teóricas e práticas, para compreender e aprofundar conhecimentos sobre a Agricultura 4.0.
Também participaram na competição mais duas equipas da FCUP: os “Agro 5”, constituída por Luís Carreira, Manuel Celestino, Francisco Fontes, Rute Duarte e Mónica Freitas e os “BioAgro”, de Raquel Rodrigues, Sara Batista, Henrique Pereira, Rubén Ferreira e Marcelo Bramante - todos estudantes do Mestrado de Engenharia Agronómica da FCUP e sócios do IAAS Porto (sigla em inglês para International Association of Students in Agricultural and Related Sciences - Porto Committee).
Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt
Renata Silva. SICC. 12-04-2022