Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Ciências no topo: Subida de posições da U.Porto em várias áreas no QS Ranking
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

Ciências no topo: Subida de posições da U.Porto em várias áreas no QS Ranking

QS World University Rankings by Subject


A Universidade do Porto figura entre as melhores universidades do mundo em 27 das 51 áreas de estudo avaliadas na edição 2022 do QS World University Rankings by Subject. Trata-se do melhor desempenho de sempre da U.Porto no conceituado ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS), que classifica as instituições segundo indicadores como a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica.

A FCUP está representada em vários destes domínios. Por exemplo, a Geofísica, entrou pela primeira vez neste ranking e posiciona a U.Porto nas 220 melhores nesta área. 

Relativamente ao ano anterior, e nas áreas da FCUP, a U.Porto melhorou a sua posição também na Agricultura, entre as posições 101 a 150, Matemática, entre as posições 251 e 300 e Física e Astronomia, entre  301 a 350. 

Está também entre as 151 e as 200 melhores na área de Ciência do Ambiente, entre as 201 e as 250 melhores nas Ciências Biológicas e entre as 251 e 300 melhores em Ciência de Computadores, Ciência dos Materiais e Química

A U.Porto registou também uma considerável subida - da 248.ª posição para a 146.ª - na área das Ciências da Vida e Medicina, uma das cinco grandes áreas do conhecimento classificadas no QS World University Rankings by Subject. De notar também a subida de 33 lugares relativamente nos domínios das Ciências Naturais – do 316.º para ao 283.º. 

No topo nacional 

Já na comparação com outras instituições de ensino superior nacionais, a Universidade do Porto surge como a melhor portuguesa em 14 áreas de estudo.

A U.Porto repetir o primeiro lugar – isolado ou em a ex aequo com outras instituições – nos domínios da FCUP - Agricultura, Ciências do Ambiente, Ciências Biológicas. 

A Universidade surge ainda no 2.º lugar em 12 áreas: 6 das quais são da Faculdade de Ciências: Ciência de Computadores, Ciência dos Materiais, Física e Astronomia, Geofísica, Matemática e Química. 

Considerando apenas as cinco grandes áreas avaliadas, a U.Porto volta a ser a melhor portuguesa nos domínios das Ciências da Vida e Medicina e da Engenharia e Tecnologia.

fcup-lab







Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt   


Renata Silva. SICC. 11-04-2022
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2022-06-30 às 11:53:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias