Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > FCUP em parceria internacional para a exploração do espaço
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

FCUP em parceria internacional para a exploração do espaço

Memorando de Entendimento (MoU) com o International Institute of Astronautical Sciences (IIAS)



satelite


Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) são duas das instituições portuguesas que assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o International Institute of Astronautical Sciences (IIAS), com vista a uma parceria que engloba seis áreas de intervenção: ciência, tecnologia, engenharia, matemática, educação e investigação espacial.

Neste acordo estará particularmente envolvido o docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, Rui Moura, que é atualmente Chair do Space For All Nations, uma iniciativa do IIAS. O Space For All Nations permite que nações e comunidades emergentes no setor espacial participem e contribuam significativamente para novas soluções e inovações, para melhorar o planeta.

A parceria, que envolve ainda a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), vai promover o acesso equitativo e inclusivo a oportunidades inovadoras de colaboração e de investigação. Para tal, as equipas envolvidas vão trabalhar conjuntamente em diferentes atividades a nível internacional, de forma a promover avanços em áreas como geociências, robótica, bioastronáutica e ciência suborbital.

O acordo visa ainda o desenvolvimento de projetos de investigação colaborativos, facilitando o acesso a instalações de topo, a formação, bem como o contacto com especialistas, com vista a disseminar os mais importantes avanços e descobertas.

“É com grande satisfação que anunciamos a assinatura de um MoU com Portugal. Esta parceria irá fortalecer o trabalho desenvolvido até agora, cujo grande objetivo é garantir e promover o acesso a soluções no setor espacial por parte de vários países, de forma a melhorar a vida no planeta Terra”, referiu Jason Reimuller, fundador e diretor executivo do IIAS.

“As nossas atividades científicas e de exploração espacial, desde a geologia planetária até às missões de voo em microgravidade, são uma oportunidade única para aumentar o conhecimento, e juntos seremos capazes de abrir inúmeras portas, para que toda a gente possa fazer parte da exploração espacial, com vista a um futuro mais sustentável”, acrescenta o responsável.



Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto. 









Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt   


Renata Silva. SICC. 30-03-2022

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2022-06-30 às 12:31:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias