FCUP
Você está em: Início > Notícias > Alumna da FCUP conquista Prémio Nacional de Agricultura

Mapa das Instalações

Alumna da FCUP conquista Prémio Nacional de Agricultura

Marta Carvalho, licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente

A alumna da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Marta Carvalho, licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente, conquistou o Prémio Nacional de Agricultura 2021, na categoria "Jovens agricultores".

Depois do curso na FCUP, concluído em 2013, Marta Carvalho ficou interessada na área da promoção dos produtos da floresta, nomeadamente dos cogumelos.

Com o objetivo de "dignificar o papel da mulher na agricultura, tantas vezes injustamente esquecido", frequentou uma pós-graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e fez várias formações em Agricultura Sustentável, Gestão da Empresa Agrícola, Nutrição e Proteção das Plantas, Cultura do Limão, entre outras.

De seguida criou o seu próprio negócio, a Quinta do Pulo, um projeto empresarial de produção de cogumelos shiitake e de limões. Com um projeto PDR2020 aprovado, no início de 2021 começou a instalação do projeto no terreno com a preparação da estufa de produção de cogumelos exclusivamente em troncos de carvalho. Já a produção de limão destina-se a rentabilizar o terreno dedicado à exploração agrícola. Atualmente, está em preparação a produção e venda de cogumelos no final do período de incubação da madeira em que crescem os cogumelos.

A Quinta do Pulo é uma produção biológica com uma dimensão clara de sustentabilidade através da manutenção de corredores ecológicos, construção de abrigos de insetos e pássaros e o uso de flores melíferas como enrelvamento. Está prevista também a instalação de sistemas digitais de controlo da produção e o desenvolvimento de produtos com maior "tempo de prateleira" a partir da produção de cogumelos e de limões.

Sobre o Prémio Nacional de Agricultura 2021

O Prémio Nacional de Agricultura tem por objetivo promover, incentivar e premiar os casos nacionais de sucesso dos setores da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

A 10.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura foi a mais participada de todas, com mais de 1300 candidaturas.

marta-carvalho