FCUP
Você está em: Início > Notícias > FCUP recebe organização de referência de investigação em horticultura do Brasil

Mapa das Instalações

FCUP recebe organização de referência de investigação em horticultura do Brasil

Visita da EMBRAPA decorre entre os dias 4 e 8 de abril

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), através do GreenUPorto, irá receber, no próximo mês de abril, uma visita técnica de investigadores, técnicos e produtores de uma reconhecida organização na área da horticultura – a EMBRAPA, empresa de investigação agrária do Brasil.

Entre os dias 4 e 8 de abril, cerca de 30 pessoas vão visitar, para além das instalações do GreenUPorto, no polo de Vairão, explorações agrícolas ao ar livre e em estufa, viveiros, empresas de processamento e de embalamento de hortícolas. Na visita a Vairão, os investigadores brasileiros poderão contactar com docentes e investigadores para conhecerem os projetos de investigação e inovação na horticultura que se fazem em Portugal.

“A visita pretende promover uma capacitação e transferência de conhecimento, desenvolvimento e inovação no campo de tecnologia de produção de hortícolas através do contacto com profissionais portugueses altamente qualificados”, descreve Ana Aguiar, docente da FCUP e investigadora do GreenUPorto, uma das responsáveis pela organização desta visita.

Anualmente, o Centro de Horticultura da EMBRAPA organiza visitas técnicas a diferentes países, tendo marcado já presença, por exemplo, na Argentina e nos EUA. “Em 2022 é a vez de Portugal, a cidade escolhida é o Porto, e daqui os participantes partirão para um circuito técnico que incluirá visitas às principais zonas produtoras de hortícolas (Minho e Oeste) e tomate de indústria (Ribatejo), visitas a entrepostos comerciais de expedição e comercialização de hortícolas, e fábricas para processamento IV gama”, conta, por sua vez, Joana Neto, investigadora do GreenUPorto, que está também à frente deste evento.

A iniciativa vai ainda contemplar, na manhã do dia 7 de abril, no Campus de Vairão, um seminário organizado pelo GreenUPorto, de promoção da investigação e inovação realizada no setor hortícola em Portugal. Este evento está aberto à participação da comunidade da FCUP.

estufa

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt

Renata Silva. SICC. 02-03-2022. Atualizado a 16-03-2022

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas