FCUP
Você está em: Início > Notícias > Campanha solidária na FCUP para apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia

Mapa das Instalações

Campanha solidária na FCUP para apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia

de 2 a 11 de março | nos átrios de edifícios da FCUP

img

Tudo começou por iniciativa de Ana Reis, uma antiga estudante de Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que contactou a Associação de Estudantes da FCUP (AEFCUP), oferecendo um camião da sua empresa para levar bens de apoio às vítimas da guerra na Ucrânia até à fronteira com a Polónia. Com o apoio da FCUP, montou-se em poucas horas uma campanha em toda a faculdade, que irá decorrer até 11 de março.

“Soubemos desde o início que não podíamos ficar indiferentes ao que se estava a passar uma vez que tínhamos os meios, os contactos e a ligação à Polónia através da Tamara Czartoryski, que faz parte da nossa empresa, e dos seus familiares que lá vivem e nos davam todos os dias descrições da chegada dos refugiados. Ficamos assim em contacto com os responsáveis pela receção dos refugiados na Polónia que prontamente nos passaram as suas necessidades”, conta Ana Reis, que trabalha na empresa de produção de eventos, L’Agence Eventive.

Para Andreia Fonseca, presidente da AEFCUP, que já tinha intenções de promover uma campanha de apoio, foi uma oportunidade que não poderiam recusar. A campanha começou no dia 2 de março e, nas primeiras horas, encheram-se caixas nos átrios um pouco por toda a faculdade.

O apelo é feito a toda a comunidade FCUP e U.Porto envolve, essencialmente, a entrega de roupas e tecidos (roupa de cama, cobertores, travesseiros, toalhas, roupas quentes), bens alimentares não perecíveis (água, açúcar, sal, enlatados, massas, pão de longa duração, bolachas e biscoitos e leite UHT e em pó), produtos de higiene e saúde (medicamentos, álcool, champô, sabão/sabonete, pasta de dentes, escovas de dentes, papel higiénico. fraldas, lenços de papel, gaze e ligaduras, kit militar de primeiros socorros padrão da OTAN IFAK-2 (2000 peças), utensílios de cozinha (tachos e panelas, louças e talheres, colheres de pau, conchas de sopa, etc.) e alimentos para animais de estimação (ração seca).

Os interessados podem deixar as suas contribuições nas caixas de recolha disponibilizadas nos diferentes departamentos da FCUP.

LISTA DE ITENS NECESSÁRIOS:

Roupas e tecidos:

- Fraldas
 - Lenços de papel
 - Gaze e ligaduras
 - Kit militar de primeiros socorros padrão da OTAN IFAK-2 (2000 peças)

Utensílios:
 - Tachos e panelas
 - Louças e talheres
 - Colheres de pau, conchas de sopa, etc..

Alimentos para animais de estimação:
 - Alimento seco