Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência de Reconhecimento de Padrões premeia estudante da FCUP
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

Conferência de Reconhecimento de Padrões premeia estudante da FCUP

Melhor apresentação oral no RECPAD 21


O estudante do doutoramento em Informática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Miguel Martins, conquistou o prémio de melhor apresentação oral na conferência nacional da área de Reconhecimento de Padrões, RECPAD 21, que decorreu em Évora, no dia 5 de novembro. 

O trabalho apresentado representa um passo crucial para uma mais fácil identificação de patologias através do som do ritmo cardíaco. “A nossa investigação centra-se numa modelação estatística de conhecimento médico das propriedades do ciclo cardíaco, o qual se repete de forma síncrona e cíclica ao longo do tempo. Usando este modelo a priori, conseguimos combinar esta estratégia clássica com um modelo neuronal que classifique os sons observados dada a estrutura temporal que definimos: a isto chamamos um modelo híbrido”, começa por explicar Miguel Martins, também investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).
 
“Demonstramos que este modelo híbrido não só é mais capaz do que um modelo "puramente neuronal", mas também requer menos recursos computacionais. Isto é essencial, sendo que uma das maiores aplicabilidades deste problema está no diagnóstico automático/assistido em zonas desprivilegiadas, onde há limites operacionais e financeiros”, remata. 

Como prémio, recebeu o Nvidia Jetson Nano Developer Kit, uma espécie de "mini-computador" que vai ajudar a testar os benefícios do modelo em ambientes onde os recursos computacionais são mais limitados. 

O RECPAD é uma conferência nacional, organizada pela Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões, que pretende promover a colaboração entre a comunidade científica Portuguesa nas áreas de Reconhecimento de Padrões, Análise e Processamento de Imagem, Computação e áreas relacionadas.

12
© SICC.BC











Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt    



Renata Silva. SICC. 10-11-2021
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2022-01-27 às 15:08:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais