Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Funcionamento da FCUP em 2021/2022
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

Funcionamento da FCUP em 2021/2022

.:.

Com base no documento emitido pela DGES/DGS de setembro de 2021 - Orientações às Instituições Científicas e de Ensino Superior para garantir a realização de atividades letivas e não letivas presenciais, venho informar sobre a aplicabilidade e o âmbito destas medidas na FCUP.

 

1 MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLO DA PANDEMIA COVID-19

Apela-se a toda a Comunidade à continuação do cumprimento das medidas de segurança que têm estado em vigor:

  1. manutenção do distanciamento físico, evitando a aglomeração de pessoas nas entradas/saídas dos edifícios, salas de aulas, laboratórios e espaços comuns,
  2. prática de medidas de proteção individual e coletiva - uso de máscara em espaços fechados dentro dos edifícios e no exterior quando não possa ser cumprido o distanciamento físico adequado, higienização frequente das mãos, material e espaços utilizados e ventilação frequente dos espaços,
  3. cumprimento da sinalética de segurança, dos sentidos de circulação e organização dos espaços, não sendo permitidas alterações à disposição do mobiliário, incluindo deslocação de cadeiras para outros locais,
  4. NÃO SE DESLOCAR À FCUP com sintomas compatíveis com COVID-19, contactando de imediato a linha SNS 24 - 808 24 24 24,
  5. comunicação de todos os casos confirmados ou em isolamento através do formulário disponível para o efeito no infoCiências e acessível a partir da página inicial do Sigarra; a atualização da situação, incluindo informação sobre alta médica ou fim de isolamento e respetivos documentos, deve ser efetuada por email a partir do endereço institucional para fcup.covid19@fc.up.pt.


2 ATIVIDADES LETIVAS DO 1º SEMESTRE

Face à data tardia de envio das orientações da DGES/DGS às Instituições Científicas e de Ensino Superior (9 de setembro), a FCUP irá manter no 1º semestre uma estrutura de funcionamento de aulas que foi planeada em junho/julho aquando da elaboração dos horários. No entanto, promover-se-á o aumento da percentagem de atividades presenciais, apontando para uma trajetória gradual para um 2º semestre integralmente em regime presencial.

2.1 – As componentes teóricas das UC devem continuar a ser lecionadas à distância a partir das instalações da FCUP, com exceção:

  1. aulas teóricas de UC do 1º ano das Licenciaturas que poderão ter uma componente presencial ou funcionar em regime misto,
  2. as UC cujas aulas têm apenas componente teórica devem decorrer presencialmente desde que haja salas para o efeito, face ao número de estudantes inscritos e seja compatível com os horários estabelecidos para os estudantes; caso não seja possível deve continuar a assegurar-se pelo menos 50% de aulas presenciais,
  3. as UC que tenham um número de estudantes inscritos inferior a 20, podem ter as componentes Teóricas de forma totalmente presencial, desde que haja salas para o efeito e seja compatível com os horários estabelecidos para os estudantes; caso não seja possível deve continuar a assegurar-se pelo menos 50% de aulas presenciais.

 

2.2 – As aulas P, e PL serão lecionadas em regime presencial para todos os anos e nos vários ciclos de estudo, com todos os estudantes da turma presentes, desde que o laboratório tenha as dimensões que permita um distanciamento físico adequado entre estudantes e uma ventilação adequada.

2.3 – As UC em que a tipologia das aulas é integralmente TP ou P ou OT devem decorrer de forma presencial, desde que haja salas para o efeito e que seja compatível com os horários estabelecidos para os estudantes; caso não seja possível deve continuar a assegurar-se pelo menos 50% de aulas presenciais.

 

3 JÚRIS ACADÉMICOS E DE CONCURSOS

3.1 – Todas as Provas Públicas académicas (dissertações de mestrado/teses de doutoramento) deverão decorrer de forma presencial ou em regime misto, sempre com a presença na FCUP do presidente do júri, membros internos e candidato. Poderão existir algumas situações de exceção, desde que solicitadas fundamentadamente à Diretora da FCUP.

3.2 - Os júris dos concursos no âmbito das carreiras docentes do Ensino Superior e da carreira de investigação científica (incluindo bolseiros de investigação), bem como da prestação de provas do título académico de agregado e do título de especialista, deverão decorrer de forma presencial ou em regime misto, sempre com a presença na FCUP do presidente do júri, membros internos e o candidato (quando aplicável). Poderão existir algumas situações de exceção, desde que solicitadas fundamentadamente à Diretora da FCUP.

3.3 - Os trabalhos de júris no âmbito das carreiras de pessoal não docente, deverão decorrer presencialmente.  

 

4 – REUNIÕES DE ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS

As reuniões de órgãos estatutários da FCUP devem passar a realizar-se presencialmente ou com recurso a regime misto quando algum(ns) membro(s) do órgão possa(m) estar impedidos de estar presentes, com justificação devida.

 

5 – INVESTIGAÇÃO

As atividades de investigação em laboratórios passam a decorrer de forma presencial apenas com a limitação de se manter o distanciamento físico adequado entre os investigadores presentes, e cumprindo com todas as regras de higienização, limpeza e ventilação em vigor.

 

6 – SERVIÇOS CENTRAIS E DE DEPARTAMENTOS

6.1 - Os Serviços Centrais e Departamentais mantêm-se em funcionamento em regime de espelho até à mudança das regras de rastreio de contactos em vigor, que deverá ocorrer quando se atingirem os 85% de vacinação da população.

6.2 – Serão adotados os regimes de atendimento presencial e à distância: no caso do atendimento presencial, sempre que possível, deverá ser feito com marcação por email ou por via telefónica.

6.3 - O serviço de Expediente funcionará diariamente, assegurando a distribuição e recolha de correio nos serviços centrais às 10h e às 15h e nos departamentos às 12h.

Para mais informações, consultar as páginas sigarra dos serviços centrais.

 

7 – FUNCIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES E ESPAÇOS DE USO COMUM

7.1 - Abertura e acesso às instalações

As instalações da FCUP no Campo Alegre estarão abertas nos horários habituais nos dias úteis entre as 7.30h e as 20.30h e entre as 8.30h e as 13.00h aos sábados. Nos restantes períodos as instalações estarão encerradas, em regime semelhante ao de domingos e feriados.

A partir do dia 15 de setembro, para além dos horários de funcionamento do edifício, a zona de estudo no edifício FC6 estará acessível aos estudantes da FCUP, mediante apresentação do cartão de estudante, nos dias úteis, fim-de-semana e feriados até às 22h, abrindo aos fins-de-semana e feriados às 8.30h.

As salas de isolamento estarão funcionais entre as 8h e as 19h dos dias úteis e aos sábados de manhã.

 

7.2 – Espaços de refeições

Apela-se à diversificação e alargamento de horários de refeições, para evitar o congestionamento dos espaços de refeição, sejam os bares e restaurante concessionados, os espaços designados para consumo de refeições próprias ou as copas destinadas a funcionários. No caso de não haver lugares disponíveis no interior, devem aguardar lugar no exterior dos mesmos.

Os espaços de refeição devem ser utilizados exclusivamente para este propósito, não sendo permitida a permanência para outros efeitos, designadamente convívios, durante os períodos das refeições principais. Nestes períodos, a permanência deve restringir-se à estritamente essencial.

Mantêm-se os circuitos de circulação, a regras de distanciamento nas filas de acesso aos balcões de serviço e as barreiras de atendimento, bem como a organização dos espaços de modo a deixar um lugar vago entre utilizadores e o distanciamento ou barreiras nas posições frente-a-frente. O uso de máscara é obrigatório exceto durante o consumo das refeições.

Para além da limpeza efetuada pelos funcionários da empresa concessionária dos bares ou equipa de limpeza, continuarão a ser disponibilizados aos utentes papel e solução de desinfeção para reforço da higienização entre utilizações. Mantém-se ainda a abolição de objetos de utilização comunitária, nomeadamente de jarros de água, dispensadores de molhos e de guardanapos, entre outros.

 

7.2.1. Bares e restaurante

Estão em funcionamento os bares dos edifícios FC2/FC3 e FC4/FC5 (8.00h-18.30h), e o restaurante self-service para o serviço de almoço. 

A partir do início do 1º semestre (6 de outubro) estarão também abertos os bares dos edifícios FC1 e FC6 (8.30h-18h).

Estes espaços concessionados, com exceção das zonas destinadas explicitamente a consumo de refeições próprias referidas no ponto seguinte, destinam-se ao consumo de produtos adquiridos nos estabelecimentos.

 

7.2.2. Espaços para consumo de refeições próprias

Dentro ou nas imediações dos bares de cada edifício foram delimitadas zonas destinadas ao consumo de refeições próprias, devidamente assinaladas, e reforçado o número de micro-ondas para o efeito. Nestas zonas a limpeza das mesas entre utilizações é da responsabilidade dos utentes.

A AEFCUP também disponibiliza na sua recém-remodelada sala de convívio alguns lugares para este efeito.

Sendo o número de lugares disponíveis escasso relativamente às necessidades, apela-se à compreensão e à colaboração de todos relativamente às regras de utilização já referidas no sentido de proporcionar a utilização pelo maior número de interessados possível.

 

7.3 - Biblioteca

A Biblioteca retomará o seu funcionamento normal, facilitando e facultando serviços presenciais e não presencias de acesso a recursos de informação científica para apoio ao ensino à distância, ao estudo e à investigação.

A Biblioteca funcionará nos dias úteis entre as 8.30 h e as 19:00h.

Para mais informação consultar o link: https://sigarra.up.pt/fcup/pt/uni_geral.unidade_view?pv_unidade=252

 

7.4 - Outros espaços comuns

Os espaços de estudo estão abertos aos estudantes durante o horário normal de funcionamento, com exceção das salas de estudo do FC6 (ver ponto 7.1), com redução dos lugares disponíveis de forma a garantir o distanciamento adequado. Não são permitidas alterações à disposição do mobiliário, incluindo deslocação de cadeiras para outras posições.

 

7.5 - Limpeza

Os serviços de limpeza estarão operacionais nos dias úteis e sábado de manhã, cumprindo com as normas e orientações da DGS.

 

As medidas aqui indicadas foram tomadas com base na informação disponível à data. Assim, estão sujeitas a alterações que possam vir a revelar-se necessárias por força de novas orientações da U.Porto e governamentais.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2021-09-24 às 09:47:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais