Você está em: Início > Notícias > Alumna da FCUP leva cientistas de volta à escola
Mapa das Instalações

Alumna da FCUP leva cientistas de volta à escola

Iniciativa foi lançada no Dia Internacional da Literacia

Esta quarta-feira, dia 8, Dia Internacional da Literacia, foi lançado pela alumna da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Joana Moscoso, o @ Cientista Regressa à Escola, um programa educativo que visa combater a baixa literacia científica e a desigualdade de acesso à Ciência

Licenciada em Biologia pela FCUP, Joana Moscoso criou, com o apoio da U.Porto, esta iniciativa que assenta numa premissa tão simples quanto inovadora: "dar às alunas e aos alunos do 4.º ano de escolaridade a oportunidade, única e inesquecível para muitas/os, de conhecerem e interagirem de perto com um/a cientista".

Na prática, o foco passa por “aproximar crianças e cientistas, promovendo o regresso destes à sua escola primária, à sala de aula onde aprenderam o ABC e o 1+1 são 2”. Para o efeito, cada cientista participante é desafiado a visitar a sua escola primária durante um dia inteiro e partilhar, de forma lúdica e interativa, conceitos científicos relacionados com o seu trabalho.

Objetivo: levar a ciência aos finalistas do 1º ciclo do ensino básico

Ao criarem este programa, Joana Moscoso e as restantes fundadoras do projeto (Joana Bordalo e Matilde Gonçalves) assumem como objetivos fomentar a literacia e a cultura científica na sociedade portuguesa, aproximando ao mesmo tempo a ciência da sociedade e ancorando o projeto a conceitos tão importantes como a humanização da ciência e a educação circular.

“Há estudos e relatórios que indicam que muitas alunas e alunos perdem o interesse pela ciência ou catalogam a ciência como “difícil” muito cedo no seu percurso escolar, por volta dos 10 e os 12 anos. Por isso, queremos levar a ciência aos finalistas do 1º ciclo do ensino básico”, explica Joana Moscoso.

“O objetivo é que alunas e alunos sintam a utilidade e a relevância da ciência desenvolvida por pessoas que já foram crianças ‘como elas e eles’ e ‘até’ frequentaram a mesma escola”, acrescenta a investigadora e cofundadora da Native Scientist,

@ Cientista Regressa à Escola surge, aliás, na sequência da expansão desta empresa sem fins lucrativos criada em 2013, no Reino Unido, por Joana Moscoso e outra investigadora portuguesa. A missão da Native Scientist passa por criar pontes entre crianças e cientistas, reduzir desigualdades e promover o ensino superior.

bact