Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Projetos da FCUP entre os vencedores do IJUP empresas 2021
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Projetos da FCUP entre os vencedores do IJUP empresas 2021

Três projetos FCUP premiados


Menos dores de cabeça para os viticultores. Esta é a ideia por detrás de um dos vários projetos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), premiados pelo programa IJUP empresas, dinamizado pela U.Porto. 

A investigação, liderada pelo docente do departamento de Biologia da FCUP, Jorge Teixeira, visa estudar o potencial da Aspirina®, na videira, para reduzir o impacto de stresses, biótico e/ou abiótico, ao longo do ano causado por consequências das alterações climáticas, como a secura ou ataques de pragas e doenças.

Para além do objetivo de promover uma maior resiliência face a estes problemas, através da eficiência do uso da água como estratégia de adaptação às alterações climáticas, é também intenção dos investigadores aumentar a qualidade e a produtividade da uva. Esta ideia vem de estudos anteriores que comprovaram que o uso do ácido salicílico e dos seus derivados (como o presente na aspirina) ajuda a melhorar as características do vinho.

No entanto, é necessário um trabalho mais aprofundado e é precisamente isso que esta equipa, que conta também com Mário Cunha, professor do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT), se propõe a fazer. Por exemplo, será avaliado o efeito da aspirina nos perfis de aminoácidos tanto nas folhas como nas uvas em várias fases fenológicas da videira em resposta a situações de stresses abióticos e bióticos induzidos. 

Mais barato e mais amigo do ambiente 

A redução das dores de cabeça dos viticultores, bem expressa no título do projeto - “Less headaches for the wine growers. Application of common aspirin® as a cheaper and environmental-friendly way to increase grape yield and quality”, traduz-se em dois aspetos importantes.

Um deles é que a utilização deste medicamento, composto por um derivado do ácido salicílico, mais barato do que a substância original e fácil de adquirir, pode ajudar a reduzir os custos para o viticultor. 

Uma outra vantagem é o impacto ambiental “nulo” desta utilização. Atualmente, para o combate aos efeitos das alterações climáticas, são utilizados fungicidas que apresentam riscos ambientais e cujo custo é elevado.  

Neste projeto, agora financiado pela SOGRAPE no âmbito do IJUP empresas no valor de 3500 euros, tem uma abordagem interdisciplinar, com a colaboração da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. 

Química da ração para cães e sustentabilidade de produtos têxteis 

Para além desta iniciativa, há também a investigação TIDES4DOGS - pepTIDES as nutraceutical ingredients of accessible premium formulae FOR DOGS, em conjunto com o ICBAS e liderada pela docente do DQB-FCUP, Paula Gomes. Este projeto conta com a participação dos investigadores do DQB e LAQV-REQUIMTE Cátia Teixeira, André Silva e Ricardo Ferraz e de estudantes da licenciatura em Bioquímica e do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. 

Já na área do ambiente, um outro projeto com a participação da FCUP foi também selecionado no âmbito do IJUP Empresas. Em conjunto com investigadores da FEUP, Joaquim Esteves da Silva, docente do DGAOT e estudantes da licenciatura e mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente vão avaliar a sustentabilidade de produtos da IMPETUS (empresa que financia o projeto) usando o Higg index, um conjunto de instrumentos de avaliação da sustentabilidade de produtos têxteis numa perspetiva de ciclo de vida.

Integrado no programa de iniciação à investigação da U.Porto (IJUP Projetos Pluridisciplinares),o IJUP-Empresas conta com o apoio de algumas da mais importantes empresas portuguesas (SOJA DE PORTUGAL, SOGRAPE, GALP, IMPETUS E ITAU), que têm nesta iniciativa uma oportunidade para contarem com a colaboração dos mais jovens investigadores da U.Porto em projetos relacionados com as suas áreas de atividades.








Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  



Renata Silva. SICC. 22-07-2021

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2022-10-04 às 01:16:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias