Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Exposição Ver, querer ver, dar a ver: desenho, Ciências, (e não só) na U.Porto
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Exposição Ver, querer ver, dar a ver: desenho, Ciências, (e não só) na U.Porto

De 15 de julho a 25 de setembro de 2021 | Entrada Livre


A Ciência também tem arte e criatividade. Abriu ao público, esta semana, a exposição Ver, querer ver, dar a ver / Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto, que conta com mais de 100 desenhos produzidos por estudantes, docentes e investigadores, entre eles professores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 

Luís Belchior Santos, do Departamento de Química e Bioquímica, Maria João Santos, de Biologia, Helena Mena Matos e  Samuel Lopes, de Matemática e José Alberto Gonçalves, de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, são alguns dos docentes que participam nesta iniciativa. 

Pelas Galerias da Casa Comum podemos encontrar desenhos e ilustrações, mas também diagramas e anotações que se fazem nos quadros das salas de aula, um dos contributos de Luís Belchior Santos. Em exposição estarão também projetos de arquitetura e engenharia, microcosmos (biologia), mapas (geografia, cartografia e morfologia urbana), registo de vestígios do passado (arqueologia, geologia) e construções do futuro (arquitetura, engenharia e ciências)…

Esta iniciativa integra o projeto de investigação Desenho na Universidade Hoje – Os usos do desenho enquanto investigação, criação e pedagogia na Universidade do Porto, sediado no I2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade) e que pretende desenvolver um estudo crítico sobre os diversos usos do desenho nas unidades orgânicas, laboratórios e centros de investigação da U.Porto. Para além de Mário Bismarck, são também curadores da exposição Sílvia Simões, Vitor Silva e Vasco Cardoso, docentes da U.Porto.

Com entrada livre, Ver, querer ver, dar a ver / Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto poderá ser visitada durante a semana, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e aos sábados das 15h00 às 18h00. Ficará patente nas Galerias da Casa Comum, no edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto, de 15 de julho a 25 de setembro de 2021.


quadro
Vista parcial de um quadro de aula de Química-Física | ©Luís Belchior DQB: FCUP /2021










Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  



Renata Silva. SICC. 13-07-2021 . Atualizado em 26.07.2021
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2022-10-04 às 07:59:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias