Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Dia do Asteroide regressa para comemorar 25 anos de missões dedicadas a asteroides
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Dia do Asteroide regressa para comemorar 25 anos de missões dedicadas a asteroides

Programa conta com iniciativas ao longo de todo o mês de junho


asteroid day
©Asteroid Foundation


O Dia do Asteroide da "Asteroid Foundation" regressará a 30 de junho, tendo este ano como tema o 25.º aniversário do lançamento da sonda NEAR-Shoemaker da NASA e o lançamento de três novas missões a asteroides, em 2021: Lucy, NEA Scout e DART da NASA (a primeira missão no mundo a testar uma técnica de deflexão de asteroides).

Os 25 anos de missões a asteroides serão comemorados num programa de iniciativas a começar já no dia 1 de junho com o Asteroid Day TV. Ao longo do mês de junho serão promovidas entrevistas com membros de missões passadas e futuras, onde serão explorados temas como as mudanças tecnológicas, as surpresas científicas que se esperam descobrir nos asteroides, a evolução dos objetivos das missões e bem como os aspetos do futuro sobre a investigação de asteroides e a defesa planetária.

“Estamos especialmente animados com o tema deste ano", diz Collen Fiaschetti. O Diretor do Programa do Asteroid Day afirma ainda que "com o lançamento da primeira missão de teste de deflexão de asteroides em julho e o fortalecimento contínuo da coordenação global entre as agências espaciais, é o momento perfeito para refletir sobre o quão longe chegámos e inspirar as próximas gerações de exploradores espaciais”.

As festividades produzidas virtualmente a partir do Luxemburgo são resultado de uma parceria com a Broadcasting Center Europe e a SES, o que permitirá a disseminação de conteúdos de vídeo profissional por todo o mundo através de satélites e transmissões online em direto. “O Luxemburgo estabeleceu-se como um centro internacional para a economia espacial, a pesquisa e a exploração do espaço ao longo de décadas; um centro de excelência e um impulsionador de tecnologias e ideias de negócios inovadoras e disruptivas; uma nação startup, campeã em federar parceiros, forças internacionais e fundar alianças em todas as fronteiras; é o centro e a casa ideal para o Asteroid Day e a Asteroid Foundation. Vemos o espaço como uma oportunidade enorme e um recurso rico para melhorar a nossa vida na Terra, para desenvolver as nossas economias, as sociedades e o meio ambiente. O Luxemburgo tem uma visão e estamos felizes por fazer parte dela”, diz Markus Payer, Presidente do Conselho da Asteroid Foundation.

Além do programa de iniciativas preparado para este mês, a extensa rede de voluntários do Asteroid Day organiza milhares de eventos independentes em todo o mundo, tornando-o um dia verdadeiramente global de educação e conscientização. Alguns exemplos de eventos são o Asteroid Day Israel speak with OSIRIS-REx instrument scientist Dr Amy Simon (realizado a 15 de fevereiro) e iDialogue speak with cosmonaut and Asteroid Foundation Vice Chair Dumitru-Dorin Prunariu (realizado a 18 de fevereiro).

Em Portugal, o evento é comemorado desde 2016, tendo sido conjuntamente celebrado desde 2020 pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), pelo Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC), pelo Planetário da Universidade do Porto – Centro de Ciência Viva e pela Universidade de Katyavala Bwila (Angola). A coordenação do Dia do Asteroide em Portugal está a cargo de Manuel Silva e de Teresa Seixas, docentes no Departamento de Física e Astronomia da FCUP e investigadores no CITEUC.

As comemorações do Dia do Asteroide podem ser acompanhadas através do site oficial em AsteroidDay.org.


Dia do Asteroide


O Dia do Asteroide é comemorado em 30 de junho de cada ano para marcar a data do maior impacto de asteroides na história recente da Terra, ocorrido em Tunguska, na Sibéria. A data foi cofundada pelo astrofísico e músico famoso Dr. Brian May (do grupo de rock Queen), pelo astronauta Rusty Schweickart (missão Apollo 9), pelo cineasta Grig Richters e pela presidente da B612 Danica Remy, com o objetivo de educar o público sobre a importância dos asteroides na nossa história e no papel que desempenham no sistema solar. Em 2016, com a liderança da Associação de Exploradores do Espaço (ASE), as Nações Unidas declararam o Dia do Asteroide como um dia global de educação para aumentar a conscientização e promover o conhecimento do público em geral sobre asteroides.







Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  


Manuel Esteves. SICC. 01-06-2021
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2022-10-04 às 02:35:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias