Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Erasmus+: há dois novos projetos para o ensino da computação
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

Erasmus+: há dois novos projetos para o ensino da computação

Projetos contam participação de José Paulo Leal, do DCC


Há dois novos projetos financiados pelo programa da União Europeia Erasmus+, cujo objetivo é desenvolver novas ferramentas que suportem o ensino das ciências da computação, contribuindo para a melhoria da aprendizagem da programação. Ambos contam com a participação do docente do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), José Paulo Leal

Um deles é o JuezLTI (Automatic assessment of computing exercises using LTI standard) que pretende criar uma ferramenta para o ensino das ciências da computação. Esta vai permitir a avaliação automática de exercícios de programação, bases de dados e linguagens de marcação, e vai também fornecer um conjunto de problemas e formação orientada e adaptada aos níveis de ensino profissional e universitário.

A JuezLTI vai ficar disponível no final do projeto, em 2023, para professores e alunos de programação. O objetivo é ajudar os alunos a avançar de forma autónoma na sua aprendizagem. 

Já o FGPE Plus tem como objetivo usar a gamificação no ensino de programação. Este projeto dá continuidade ao projeto Framework for Gamified Programming Education ainda a decorrer e também financiado pelo Erasmus +, no sentido de aumentar o potencial educacional e de melhorar a experiência dos seus utilizadores móveis. 

O grupo-alvo do projeto proposto são os professores de programação (principalmente de instituições de ensino superior) e os alunos que aprendem programação (também autodidatas). Todos os resultados do projeto estarão disponíveis gratuitamente na Internet sob licenças de código aberto.

A equipa do docente José Paulo Leal, também investigador do INESC TEC no Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS), integra ainda Ricardo Queirós, professor na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. 

Os dois projetos são financiados pelo programa Erasmus + em cerca de 187 mil euros, e cerca de 246 mil euros, respetivamente.


computacao
© DR








Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  



Renata Silva. SICC. 24-05-2021
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2021-10-17 às 05:01:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais