Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Investigadores da FCUP desenvolvem plataforma disruptiva para a agricultura de precisão
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Investigadores da FCUP desenvolvem plataforma disruptiva para a agricultura de precisão

Plataforma robotizada vai ter um microscópio ótico com resolução hiper-espectral


Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) estão a desenvolver uma plataforma tecnológica capaz de gerar imagens não invasivas e composicionais de tecidos vegetais e animais, com recurso a equipamento de espectroscopia inteligente.

Com o financiamento recentemente obtido para o projecto SpecTOM, no valor de 10 mil euros, no âmbito do BIP Proof – um programa de atribuição de apoios para prova de conceito da Universidade do Porto, da Fundação Amadeu Dias e da Santander Universidades – os investigadores vão montar numa plataforma robotizada, um sistema de tomografia hiper-espectral para o estudo detalhado do metabolismo dos diferentes tecidos de plantas. A complementar este equipamento, será igualmente montado um microscópio ótico com resolução hiper-espectral, que permitirá “discriminar e quantificar a informação espectral dos diferentes tecidos e alimentar um sistema de inteligência artificial para geração de imagens tomográficas de partes das plantas ou frutos in-vivo”.

Desta forma, este sistema tem, de acordo com os cientistas, implicações importantes no diagnóstico de doenças e respetivas lesões. Permite, por exemplo, quantificar os metabolitos chave, possibilitando diagnósticos bastante precisos sobre o estado e/ou evolução das lesões observadas, bem como sobre o resultado dos tratamentos.

"Considera-se ser uma possibilidade disruptiva para a agricultura de precisão", como referem os investigadores do INESC TEC Rui Martins e Mário Cunha, docente da FCUP, investigadores envolvidos neste projeto. 
Atualmente muito baseada em relações estatísticas, a agricultura de precisão poderá ter nesta tecnologia um importante aliado. Quais são os genes, proteínas e os metabolitos que estão a ser afetados numa determinada situação? Através de uma plataforma robotizada, desenvolvida no âmbito do projeto Metbots, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é possível dar resposta a estas questões e auxiliar em práticas vitícolas precisas. Por exemplo, face às alterações climáticas, saber se é necessário atuar ao nível genético na própria videira. 

Como fatores inovadores esta plataforma apresenta a facilidade na visualização dos resultados com discriminação especial e, para além de ser uma ferramenta importante para a agricultura de precisão, pode também ser aplicada nas áreas de medicina veterinária e humana. 

Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do projeto SpecTOM, uma parceria entre o INESC TEC e a U.Porto, e conta ainda com a participação de Rui Martins, investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP), e com o apoio de Bruno Santos, do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) em questões de transferência e valorização de tecnologia. O projeto integra ainda a participação do investigador do INESC TEC Filipe Santos, e dos docentes da FCUP Pedro Jorge, investigador do INESC TEC e Fernando Tavares, investigador do CiBIO e, ainda, os estudantes de doutoramento Aníbal Silva, Renan Tosin e Mafalda Pereira.


tomografia










Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  



Renata Silva. SICC. 19-05-2021

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2022-10-04 às 01:05:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias