Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Departamento de Biologia assinala Dia Internacional da Biodiversidade
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Departamento de Biologia assinala Dia Internacional da Biodiversidade

22 de maio | Dia do Departamento de Biologia e Dia da Biodiversidade



O próximo dia 22 de maio, sábado, é o Dia Internacional da Biodiversidade e será também, a partir deste ano, o dia de celebração do Departamento de Biologia da FCUP. Para assinalar esta data, o DBIO está a organizar uma série de atividades comemorativas abertas a toda a comunidade FCUP. 

Às 10h00, decorre, entre os edifícios de Biologia e a FCNAUP, a apresentação do livro "Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto", pelos autores Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes. 

Com ponto de encontro no mesmo local, segue-se, às 10h30, a atividade "À descoberta da biodiversidade do Campus da FCUP", de inscrição obrigatória e vagas limitadas. Nesta iniciativa, os participantes vão poder apreciar, com a orientação de biólogas e biólogos, a presença de líquenes, musgos e fetos, lagartixas, aves, carvalhos e sobreiros, insetos polinizadores, teixos e sequoias, entre outros seres vivos.

Já da parte da tarde, pelas 17h00, acontece o evento inaugural de um ciclo de eventos mensal "Conversas filosóficas". Esta atividade, centrada na série de documentários produzidos pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), “As Novas Viagens Philosophicas”, arranca com a exibição do episódio “Crocodilos do Deserto”.  Após a visualização, segue-se uma conversa com o investigador José Carlos Brito, do CIBIO-InBIO), e a sua equipa, transmitida via zoom e Youtube. O objetivo deste ciclo de eventos passa pela divulgação generalista de processos de investigação ou questões científicas de interesse global, seguida por uma conversa informal com investigadores da área. 

Este dia é dedicado a toda a comunidade FCUP, incluindo alunos, docentes, funcionários e prestadores de serviços à FCUP. "TODOS somos peças essenciais para a realização da missão da FCUP. Tal como nos ecossistemas, quanto maior a diversidade e interação entre ela, maior a riqueza, resiliência e sucesso!", refere Mariana Sottomayor, docente da FCUP que está na organização destas atividades.  

mosaico
© NTE. Leonardo Ferreira, Gonçalo Ferraz, FCUP, CIBIO-InBIO (Pardal doméstico) e David Gonçalves, FCUP, CIBIO-InBIO (Chapim-azul). com edição SICC. | Todas as fotos foram captadas no Campus da FCUP (exceto as aves). 

 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2022-10-04 às 02:03:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias