Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Supercentenário da FCUP arranca com muitas novidades
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Supercentenário da FCUP arranca com muitas novidades

Na sessão de abertura conheceram-se os vários incentivos e distinções


Na passada sexta-feira, dia 30 de abril, no Auditório com o nome do primeiro diretor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), o Professor Ferreira da Silva, ouviu-se falar de passado, presente e, sobretudo, de futuro.

Pelas 10h00 e com um número reduzido de convidados devido ao contexto atual, a sessão de abertura dos 110 anos da FCUP começou com o anúncio de novidades. Iniciativas que se prolongam até março de 2022 e uma newsletter renovada que seguiu para a comunidade nesse mesmo dia. Ações que assinalam uma “forte aposta na projeção da FCUP para o futuro como instituição de ensino, investigação, tecnologia e inovação de excelência, instituição internacional, multicultural, inclusiva e com responsabilidade social”. Palavras da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, que apelou ao papel da faculdade na prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. “Constituem os pilares basilares para a construção de uma sociedade moderna e equilibrada, capaz de gerar emprego e riqueza, respeitando em simultâneo os direitos humanos.”

“Deep Science e Deep Tecnology? Continuar-se-ão a fazer na FCUP”, continua. Mas reforça que há muito mais a fazer. A sociedade e os desafios pós-covid e de resiliência, a transição climática e a transição digital são “os motores para avançarmos para áreas emergentes, disruptivas e interdisciplinares”.

A capacidade de adaptação da faculdade a novos desafios foi também assinalada na cerimónia pelo presidente do Conselho de Representantes, Aires Oliva Teles. O docente do departamento de Biologia da FCUP lembrou a mudança repentina da preferência e procura do ensino, enquanto saída profissional, para a preferência pela área científica. “A FCUP adaptou-se a esta nova realidade muito rapidamente e houve uma aposta da faculdade na investigação”, recorda.

montagem

Reconhecer o trabalho e esforço da comunidade FCUP

A cerimónia contou ainda com a participação da Presidente da Associação de Estudantes, Andreia Fonseca. A estudante louvou a iniciativa da faculdade para “reconhecer aqueles todos aqueles que vestem a camisola pela ciência” e referiu que esta é uma “oportunidade para identificar e reproduzir as boas práticas apresentadas na faculdade”.

Palavras que lançaram o mote para o Presidente do Conselho Pedagógico, Joaquim Agostinho Moreira, apresentar o “Incentivo em Inovação Pedagógica”, após uma intervenção à distância da Cientuna – Tuna Feminina de Ciências.

Seguiu-se a apresentação, por parte da Subdiretora da FCUP, Conceição Santos, das outras iniciativas promovidas pela faculdade. “É muito importante e é a forma de reconhecer todo o sacrifício dos docentes, estudantes e dos colaboradores para que nestes tempos tão desafiantes consigamos mostrar que somos ainda mais fortes”, referiu.

Já a oradora convidada, a Vice-Reitora da Universidade do Porto para a Cultura e Museus, Fátima Vieira, elogiou uma faculdade “a nível cultural muito dinâmica” e um elencou uma forte ligação da FCUP à comunidade desde o início da fundação. A sessão de abertura terminou com animação, com a atuação da Javardémica – Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

montagem2

Incentivos e distinções e a quem se destinam 


Incentivo em Inovação Pedagógica

Pretende distinguir os seus docentes pelo seu mérito em inovação pedagógica nas áreas científicas da FCUP, contribuindo para aumentar a qualidade e eficácia de processos de ensino-aprendizagem, e a melhoria da formação dos seus estudantes.


Incentivo de Inovação Administrativa e Técnica

Tem por objetivos fomentar e reconhecer uma atitude empreendedora e participativa nos seus colaboradores administrativos e técnicos, reconhecendo o contributo da inovação nos serviços centrais e departamentais para a melhoria da qualidade e eficiência da instituição no cumprimento da sua missão.


Distinção FCUP Seed Sci Tech Projects 

Pretende financiar projetos de investigação de natureza transdisciplinar (TRL 1-6), com a duração de 1 ano, sobre estudo, prova de conceito ou desenvolvimento de protótipo, que potenciem soluções com aplicação na FCUP.


110 ideias de Ciência no futuro

A FCUP convida cada um dos departamentos a compilarem e pré-selecionarem entre 15 a 20 ideias, nas áreas fundamentais ou transversais e interdisciplinares, que o departamento considere representarem caminhos de evolução da ciência.

A FCUP convida ainda a Associação de Estudantes a compilar e pré-selecionar entre 15 a 20 temas em qualquer área científica, apresentados por estudantes da FCUP.


Concurso Fotografia, Vídeo, Pintura, Desenho e Textos 

Pretende valorizar o interface entre a arte, cultura e ciência na comunidade FCUP, estimulando os seus membros para a criação de obras artísticas que expressem de forma crítica e original, através da fotografia e vídeo, da pintura e desenho, e da literatura, temas de interesse e da história da FCUP. 

Tema deste ano: Casa FCUP: dos Leões ao Campo Alegre



Consultar todos os incentivos e distinções e como concorrer na página criada para assinalar o Supercentenário da FCUP.  






Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  



Renata Silva. SICC. 06-05-2021

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2022-10-04 às 01:11:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias