Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Ilustração científica: arte e ciência de mãos dadas
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Ilustração científica: arte e ciência de mãos dadas

Até 31 de julho 2021


É uma arte e ao mesmo tempo uma forma de comunicar e divulgar ciência. Até 31 de julho, vários trabalhos de ilustração científica estão em exibição no átrio do Departamento de Biologia, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). 

A exposição exibe uma seleção dos melhores trabalhos realizados no âmbito do 1º Curso de Ilustração Científica – Ilustração em Ciências Naturais da UP (2018-2019). A inauguração decorreu no dia 5 de maio e contou com a presença de alguns dos autores.

Helena Baptista, do mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional da FCUP, quis fazer este curso para juntar o “melhor de dois mundos”. Recorreu a várias técnicas de ilustração como a técnica digital, que usou para desenhar uma rela (Hyla arborea), um anfíbio sem cauda. “Aprendemos muito com imagens, com desenhos, e, às vezes, especialmente na parte da ciência, há aspetos que em texto não são facilmente compreensíveis, e a ilustração acaba por ser uma forma muito mais rápida de se chegar a uma mensagem”, frisa. 

Isabel Leal, formada em Arquitetura Paisagista na FCUP, usou o grafite para desenhar uma gaivota-de-patas-amarelas. “Gosto bastante de desenhar a preto e branco, mas também gostei muito, neste curso, de usar a aguarela”. 

Também as plantas estão representadas nesta exposição nos trabalhos de Catarina Caldeira, entre eles uma tulipa desenhada a lápis de cor. A mestre em Geologia pela FCUP viu uma oportunidade neste curso para “aliar o gosto pela ciência à arte” e tem maior gosto pelo lápis de cor e aguarela. 

Entre os presentes na inauguração estiveram Conceição Santos, subdiretora da FCUP, Paula Melo e Olga Lage, da Comissão Científica do Departamento de Biologia, Maria João Santos, docente do DBIO e coordenadora do curso de ilustração científica, e Mário Bismark, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), um dos docentes do curso.
 "A ilustração científica esteve durante muito tempo nas mãos de ilustradores que não eram cientistas e este curso foi uma espécie "de segundas núpcias da ilustração científica", refere este professor da FBAUP, faculdade parceira nesta formação. "Tivemos um grupo de alunos muito interessados e empenhados, numa turma multidisciplinar, com todas as vantagens desse cruzamento, em que os alunos de biologia ajudavam os de artes e vice-versa", recorda. 


news
© SICC/RS e BC | De cima para baixo, da esquerda para a direita: Catarina Caldeira, Isabel Leal, Helena Baptista. 













Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  



Renata Silva. SICC. 13-05-2021

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2022-10-04 às 01:14:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias