Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Sociedade Portuguesa de Autores premeia docente da FCUP
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

Sociedade Portuguesa de Autores premeia docente da FCUP

Prémio Mariano Gago reconhece melhor obra de divulgação científica


Manuel João Monte, docente do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é, por unanimidade, o vencedor da terceira edição do prémio Mariano Gago, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pela obra “O bairro da tabela periódica”, editada em 2019 pela UPorto edições.

Este prémio, criado em 2018 pela SPA, visa estimular a divulgação da investigação científica, premiar e dar notoriedade pública às obras de carácter científico.

Manuel João Monte é professor associado do DQB na FCUP, onde lecciona desde 1980. Jubilado em Agosto de 2019, é atualmente professor associado convidado. É coordenador do grupo de investigação em Termodinâmica Molecular e Supramolecular do Centro de Investigação em Química da UP (CIQUP), tendo publicado mais de 100 artigos em revistas científicas internacionais.

De acordo com um comunicado da Sociedade Portuguesa de Autores, "o júri, constituído pela professora catedrática Maria do Carmo Fonseca, presidente da Direcção do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e presidente da RNA Society, pelo professor associado com agregação Miguel Pereira Lopes, docente, investigador e presidente do Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP da Universidade de Lisboa, e por Teresa Firmino, editora de ciência do jornal “Público”, analisou as obras editadas em 2020 e após larga ponderação, decidiu que o horizonte temporal de escolha deveria ser alargado uma vez que, devido à pandemia, não foram editadas em 2020 obras em quantidade suficiente que permitissem uma escolha adequada aos objetivos do prémio."

Deste modo, abrangeu os anos de 2019 e de 2020 por forma a assegurar uma maior pluralidade de opções, até porque em 2020 não foi atribuído o prémio relativo a 2019 e, depois de analisar várias opções, decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio à obra referida.

Esta obra, peça de teatro já levada à cena, transmite de forma divertida e pedagógica as mais importantes noções de química, ao longo da qual os 118 elementos são arrumados nos seus quatro blocos onde discutem as suas diferentes afinidades e antagonismos.

O prémio será entregue no dia 25 de maio, em Lisboa, por ocasião da celebração do Dia do Autor Português e do 96º aniversário da SPA.



mmonte
© DR



Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  



Renata Silva. SICC. 29-04-2021
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2021-10-17 às 05:37:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais