Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Meet the Staff: Daniel Pereira
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

Meet the Staff: Daniel Pereira

Núcleo de Tecnologias Educativas



Daniel Pereira
, 41 anos, entrou ao serviço na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e em quinze dias passou a conhecer quase toda a faculdade ao rapidamente ter de colocar a FCUP em modo de ensino à distância. Trabalha no Núcleo de Tecnologias Educativas e é o estreante desta nova rubrica "Meet the Staff", que pretende dar a conhecer quem são e o que fazem os membros da nossa Faculdade.


daniel


Serviço/Núcleo

Núcleo de Tecnologias Educativas, Serviço de Gestão da Informação e Sistemas Informáticos

 

Há quanto tempo trabalha na FCUP?


Há pouco mais de um ano. Desde 1 de março de 2020. 

 

Como é o seu dia-a-dia na FCUP?


Felizmente não é monótono. Hoje vou à Matemática ajudar uma professora que quer usar o material de um projeto Erasmus que tem câmaras e quer usar as aulas à distância e vamos mostrar como funciona. Ontem estive em reunião com a Graça, do Serviço de Imagem, Comunicação e Cooperação, sobre a Mostra UP virtual e também numa formação de um software para verificar plágio. Não há uma rotina no meu trabalho, felizmente. 

Um dia meu tem tarefas muito diferentes. Posso estar a ajudar no agendamento das aulas, em configurações no Moodle para exames que estejam a decorrer ou apoio às aulas, ou até mesmo a ajudar um professor que queira dar a sua aula à distância a partir da FCUP com os melhores meios audiovisuais para que possa transmitir em direto.

Quais são os maiores desafios no seu trabalho?


Os desafios que acontecem agora é conseguir que as aulas presenciais que estão a começar a decorrer sejam transmitidas para os estudantes que têm de estar em isolamento. Não só transmitir, mas garantir que os estudantes possam também colaborar, ou seja, ter um papel interativo nessas aulas. 

Da mesma forma que foi difícil habituarmo-nos ao ensino à distância, agora já ninguém está habituado a estar num auditório com mais de 100 pessoas. É importante perceber como é que se vai fazer esta passagem e o que se pode guardar de bom. Podemos continuar, por exemplo, na minha opinião a dar muitas aulas teóricas à distância. 

O que gosta mais na nossa faculdade? 


Da autonomia que tenho no meu trabalho para lançar desafios e ideias e poder colocá-los em prática. 

O que o inspira no seu dia-a-dia?

 
Deixar um marco para quem vem a seguir. Um legado. 

Uma mensagem para a comunidade FCUP: 

Que toda esta situação nos sirva de lição, pois tudo pode mudar a qualquer momento. Aproveitem o que têm cá. Sejam menos rezingas. Sintam-se privilegiados por trabalhar numa das maiores universidades portuguesas. É um privilégio que vocês têm. E se não estiverem contentes, procurem outra coisa. Aproveitem e sejam mais felizes. 










Renata Silva. SICC. 29-04-2021

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2021-10-17 às 03:36:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais