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Notícias

Funcionamento da FCUP a partir de 25 janeiro de 2021

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Face ao Decreto-Lei nº 3-C/2021 de 22 de janeiro, que altera a regulamentação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, o qual suspende as atividades letivas e não letivas presenciais, das instituições de ensino superior, sem prejuízo das épocas de avaliação em curso, e o esclarecimento do Gabinete no Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de 21 de janeiro, venho informar sobre a aplicabilidade e o âmbito destas medidas na FCUP.
A FCUP vai continuar aberta e com os serviços a funcionar de acordo com as regras abaixo definidas:



1 Medidas de segurança e higiene

Apela-se a toda a Comunidade para o reforço do
CUMPRIMENTO RIGOROSO DAS REGRAS DE SEGURANÇA E HIGIENE:

i) manutenção do distanciamento físico, evitando a aglomeração de pessoas
nas entradas/saídas dos edifícios, salas de aulas e laboratórios,
ii) prática de medidas de proteção individual - uso permanente de máscara social e higienização frequente das mãos e espaços utilizados - e de ventilação frequente dos espaços,
iii) cumprimento dos sentidos de circulação e da lotação e organização dos espaços - não sendo permitidas alterações à disposição do mobiliário, incluindo deslocação de cadeiras para outros locais,
iv) NÃO SE DESLOCAR À FCUP com sintomas, mesmo que ligeiros, compatíveis com COVID-19, contactando de imediato a linha SNS 24 - 808 24 24 24.

2 ATIVIDADES LETIVAS DO 2º SEMESTRE

  • Todas as UCs, independentemente da sua tipologiadeverão ser lecionadas com recurso exclusivo às tecnologias de ensino à distância (mais informação aqui), até ao período de Férias da Páscoa,
  • Os trabalhos de estágios, dissertações e teses continuarão a decorrer presencialmente, apelando-se aos estudantes que cumpram as medidas sanitárias nos laboratórios de investigação, para que os trabalhos de investigação possam decorrer com a segurança exigida,
  • Poderá haver algum reajuste no planeamento e agendamento das aulas, remetendo algumas aulas laboratoriais ou de campo para o período pós-Páscoa. Poderá haver também algumas alterações aos conteúdos e/ou critérios de avaliação das UCs devido à situação atual, que serão indicados pelos docentes.
  • Será mantido o período das Fériahttps://info.fc.up.pt/fcup/pedidos/users/historico.php?f_id=443&interface=admin&id=447875&pesqstr=300731s da Páscoa,
  • A época especial para a realização dos exames presenciais que não puderam decorrer nas épocas normal e de recurso do 1º semestre será comunicada após decisão em Conselho de Diretores de Faculdades, 
  • Relembra-se a necessidade de quando se deslocarem à FCUP, para atividades estritamente essenciais, estarem munidos da Declaração de Deslocação que está disponível na página Sigarra pessoal.



3 JÚRIS ACADÉMICOS E DE CONCURSOS
3.1 - Deverão decorrer todas as provas de dissertações/teses de mestrado/doutoramento com recurso a meios de videoconferência.
3.2 - Devem ser asseguradas todas as funções e trabalhos a realizar pelos júris dos concursos no âmbito das carreiras docentes do Ensino Superior e da carreira de investigação científica (incluindo bolseiros de investigação), bem como da prestação de provas do título académico de agregado e do título de especialista, com recurso a meios de videoconferência.
3.3 - Os trabalhos de júris no âmbito das carreiras de pessoal não docente, podem e devem funcionar com recurso a meios de videoconferência.

4 – ESTÁGIOS
Os estágios devem manter-se em regime presencial, sempre que tal for possível nas instituições externas onde é realizado.

5 INVESTIGAÇÃO
O acesso a laboratórios e infraestruturas científicas deve ser garantido para a realização de trabalhos de investigação em curso, inadiáveis, nomeadamente no âmbito de estágios em ambiente de investigação, teses/dissertações (doutoramento e mestrado), mantendo-se e reforçando-se as medidas para mitigação do risco de contágio.

6 – SERVIÇOS CENTRAIS E DE DEPARTAMENTOS
6.1 - Todos os Serviços Centrais e de Departamento mantêm-se em funcionamento.
6.2 - Será adotado o atendimento preferencial com recurso a meios digitais e telefónicos.
6.3 - O atendimento presencial ao público está suspenso, exceto em situações inadiáveis, e em horário definido por marcação prévia, a atualizar muito brevemente na página Sigarra de cada serviço.
6.4 - O serviço de Expediente funcionará todos os dias, assegurando a distribuição e recolha de correio nos serviços centrais diariamente às 10.30h e nos departamentos, às 2ª, 4ª e 6ª feiras pelas 12h.

7 – FUNCIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES E ESPAÇOS DE USO COMUM

7.1 - Abertura e acesso às instalações
As instalações da FCUP estarão abertas nos horários habituais até ao final da época de exames (12 de fevereiro). Após essa data as instalações estarão abertas apenas nos dias úteis entre as 8h e as 19h.
As salas de isolamento estarão funcionais entre as 8h e as 19h dos dias úteis.
Nos restantes períodos (incluindo sábados e domingos), as instalações estarão encerradas, em regime semelhante ao de domingos e feriados.

7.2 - Vigilância e segurança
Os serviços de vigilância e segurança funcionarão nos horários habituais.

7.3 - Bares e restaurante
Mantem-se em funcionamento o bar do edifício FC4/FC5, com fornecimento de almoço, preferencialmente com reserva na véspera até às 17h no bar ou por e-mail para madalena.vaz@multirest.eu. Após avaliação do funcionamento, o serviço poderá ser reequacionado.

7.4 - Biblioteca
A Biblioteca continuará a facilitar e facultar serviços não presencias de acesso a recursos de informação científica para apoio ao ensino à distância, ao estudo e à investigação.

A Biblioteca mantém o acesso presencial embora sob as seguintes condições:

i) atendimento presencial por marcação através do email: biblioteca@fc.up.pt, , de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8.30 h e as 19:00h até ao dia 12 de fevereiro, a partir do qual passará a encerrar às 17h.
ii) horário de atendimento poderá sofrer alterações, que serão devidamente divulgadas na página Sigarra da Biblioteca;
iii) serviço de empréstimo de documentos com condições e prazos ajustados à situação;
iv) quarentena obrigatória de todos os documentos consultados ou emprestados;
v) continuação da priorização e promoção de serviços e recursos digitais.


7.5 -
Outros espaços comuns
Estão impedidos o estudo e a permanência em corredores e em espaços comuns por parte de estudantes a partir do dia 12 de fevereiro, dado que o 2º semestre iniciará com as atividades letivas em regime de ensino à distância. 

7.6 - Limpeza

Os serviços de limpeza estarão operacionais nos dias úteis, não havendo serviço de limpeza ao sábado, a partir do dia 12 de fevereiro, dado que o 2º semestre iniciará com as atividades letivas em regime de ensino à distância.

O período de suspensão de atividades letivas, irá ser aproveitado para a realização de uma higienização aprofundada das instalações, cujos trabalhos poderão decorrer em períodos em que os edifícios estão encerrados, nomeadamente aos sábados.



As medidas adotadas poderão ser revistas a qualquer momento
.

Com os melhores cumprimentos,
Cristina Freire

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