Passe SUB23
.:.
Renovação do passe SUB23
Para solicitar a declaração de matrícula para
renovação do passe SUB23 deverá seguir os seguintes passos:
- Basta aceder ao site https://estudante.tip.pt
- Inserir os dados para a autenticação federada - através dos acessos ao sistema SIGARRA;
- Inserir o número do cartão Andante ou do número de telemóvel associado à App Anda.
Para outras situações em que seja necessária uma declaração para entregar em empresas de transporte que não fazem parte do TIP e para os casos em que os estudantes não têm andante
Nestes casos, foi disponibilizada a possibilidade de pedir a Declaração Passe Sub23@Superior.tp que deverá solicitar de acordo com os passos abaixo indicados:
- Autenticar-se no SIGARRA da FCUP (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/web_page.inicial);
- Aceder à sua página pessoal (clicar no seu nome);
- Clicar em cima do Percurso Académico (lupa) do respetivo curso;
- No menu opções clicar em “Certificados”;
- Clicar em “Opções - Novo pedido”;
- Escolher o tipo de certificado (Passe sub23@superior.tp);
- Clicar em “seguinte”;
- Submeter o pedido.
É aconselhável selecionar o formato digital para evitar deslocações à FCUP. Neste caso, o documento, depois de assinado, fica disponível na área de consulta dos certificados pedidos, onde poderá descarregar o ficheiro (icone
)
Caso selecione o formato em papel, poderá optar pelo envio por correio ou levantamento presencial (consultar informações sobre Atendimento presencial dos Serviços Académicos em https://sigarra.up.pt/fcup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=56113).
IMPORTANTE: Caso seja candidato a bolsa de estudos (DGES), deverá deixar essa indicação no campo “Observações”.
Nota: Neste momento, o SIGARRA apenas permite um pedido deste tipo de declaração por estudante.