Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Funcionamento da FCUP no período de Estado de Emergência

Notícias

Funcionamento da FCUP no período de Estado de Emergência

Aviso

Face ao estabelecimento do Estado de Emergência que foi decretado, venho informar sobre o modo de funcionamento da FCUP durante este período, salvaguardando quaisquer alterações que possam ocorrer no contexto de novas medidas governamentais.

A FCUP vai continuar aberta e com os serviços e departamentos a funcionar, numa base de serviços mínimos presenciais conjugados com teletrabalho/trabalho à distância, a partir do dia 23 de março, de acordo com as regras abaixo definidas.

 

1 – AULAS

1.1 – As aulas terão de ser asseguradas com base na utilização das ferramentas de ensino-aprendizagem à distância, tal como tem vindo a ser publicitado e implementado pelo Núcleo de Tecnologias Educativas da FCUP. Esta equipa, continuará totalmente disponível para dar apoio presencial na FCUP ou à distância. Lembramos que a FCUP tem todas as condições/infraestruturas para os docentes poderem realizar o ensino à distância. Os docentes com dificuldades em assegurar de casa as aulas à distância, devem deslocar-se à FCUP para este efeito.

1.2 – Os docentes terão de seguir as indicações enviadas pelo Presidente do Conselho Pedagógico e Diretores de Curso. Deverão ainda consultar as informações que serão atualizadas em permanência no Sigarra FCUP (link: https://s.up.pt/dcnx). A FCUP tem um contacto de apoio técnico específico para docentes: tec.edu@fc.up.pt.

1.3 – Os estudantes deverão manter-se atualizados consultando as informações que serão atualizadas em permanência no Sigarra FCUP (https://s.up.pt/dcnx). A FCUP tem um contacto de apoio técnico específico para estudantes em colaboração com a AEFCUP: ae.tec.edu@fc.up.pt.

1.4 – A Direção e os Conselhos Científico e Pedagógico logo que possível darão mais informação sobre a operacionalização de medidas sobre a avaliação dos estudantes.



2 – MOBILIDADE

2.1 – Estão proibidas as deslocações em serviço de funcionários docentes e não docentes e investigadores, e de estudantes nacionais da FCUP ao estrangeiro.




3 – JÚRIS ACADÉMICOS E DE CONCURSOS

3.1 – Todas as Provas de teses de mestrado e doutoramento deverão decorrer com recurso à utilização de meios tecnológicos à distância.

3.2 – Devem ser asseguradas todas as funções e trabalhos a realizar pelos júris dos concursos no âmbito das carreiras docentes do Ensino Superior e da carreira de investigação científica, bem como da prestação de provas do título académico de agregado e do título de especialista, mediante a utilização de meios tecnológicos a distância – videoconferência.




4– SERVIÇOS E DEPARTAMENTOS

4.1 – Todos os serviços centrais e departamentais mantêm-se em funcionamento em regime de teletrabalho/trabalho à distância, tendo de ser assegurados serviços essenciais presenciais em horários a afixar

  1. Expediente: este serviço será assegurado presencialmente às 2ª e 5ª feiras das 10.30h-12h. Os serviços centrais e departamentais terão de garantir a recolha e entrega de correio na Sala de Expediente - sala FC5 008. As encomendas rececionadas que necessitem de conservação no frio serão colocadas num frigorífico na sala FC4 1.08, sendo o diretor do Departamento respetivo informado pelos colaboradores dos Serviços Transversais via email, que deverá providenciar o seu levantamento.
  2. Serviço de Infraestruturas, Manutenção e Sustentabilidade: este serviço vai assegurar diariamente uma vistoria presencial às instalações por uma equipa de 2 elementos segundo uma escala rotativa, que assegurará a normalidade das infraestruturas e equipamentos, procedendo a eventuais reparações de emergência.

4.2 – Os atendimentos dos vários serviços serão feitos com recurso a meios digitais e telefónicos.

4.3 – O atendimento presencial ao público é suspenso exceto em situações inadiáveis e em horário definido por marcação prévia. O horário de atendimento presencial será divulgado na página Sigarra de cada serviço.




5 - Investigação

Os trabalhos de investigação que decorrem na FCUP devem ser restringidos ao mínimo de manutenção, sempre com o recurso às medidas já divulgadas de prevenção de contágio pelo vírus.




4 - FUNCIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES E ESPAÇOS DE USO COMUM

4.1 - Abertura e acesso às instalações

As instalações da FCUP estarão abertas apenas de 2ª a 6ª feira no período das 7h30 às 19h.

Será desligado o aquecimento central e fechadas algumas das instalações sanitárias em todos os edifícios.

 

Estará apenas aberta a sala de isolamento situada no Departamento de Química e Bioquímica, sala FC2 003.

Nos restantes períodos, as instalações estão encerradas, em regime semelhante ao de domingos e feriados, tendo acesso aos edifícios (incluindo o FC6) apenas as pessoas que normalmente têm acesso via cartão ou acessos esporádicos previamente autorizados pela Direção. Os pedidos de autorização de acessos esporádicos devem ser apresentados à Direção com antecedência mínima de 48h úteis.

4.2 - Vigilância e segurança

Os serviços de vigilância e segurança continuarão a ser assegurados.

4.3 - Bares, restaurante e cantinas

Estará aberto e em funcionamento apenas o Bar do FC4/FC5, que servirá almoços sob reserva preferencialmente feita até às 10h do próprio dia, no próprio bar ou por e-mail para madalena.vaz@multirest.eu.

Recorda-se ainda que continua em funcionamento a rede de cantinas universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto, de forma a garantir o apoio indispensável aos estudantes e colaboradores da Universidade do Porto.

4.4 - Biblioteca e outros espaços comuns

A Biblioteca e as salas de estudo em todos os edifícios permanecem encerradas. Estão igualmente impedidos o estudo e a permanência em corredores e em espaços comuns por parte de grupos de estudantes. 

4.5 - Limpeza

Os serviços de limpeza continuarão operacionais, aproveitando a suspensão das atividades letivas presenciais para um reforço na higienização das instalações. Não haverá serviço de limpeza ao sábado.

 


Contamos com a colaboração de todos os membros da FCUP no cumprimento das regras indicadas.





Cristina Freire

Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2020-04-09 às 01:15:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais