Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Bolsa Investigação Mestre | Física | Engª Física

Notícias

Bolsa Investigação Mestre | Física | Engª Física

Candidaturas de 16/08/2019 a 05/09/2019


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do projeto PTDC/EMD-EMD/29724/2017, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, nas seguintes condições:

Área Científica: Física ou Engenharia Física

Requisitos de admissão: Ao concurso podem ser opositores/as candidatos/as nacionais, estrangeiros/as e apátridas que sejam titulares do grau de Mestre na área científica acima mencionada e apresentem prova curricular de terem os conhecimentos científicos e técnicos suficientes nas áreaS do projeto e nas técnicas experimentais envolvidas nas tarefas que lhe serão atribuída.

Requisitos de contratação: Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contração.

Plano de trabalhos:
Ao bolseiro serão confiadas as seguintes tarefas do Projeto ENDOR:
  1. Estudo e caracterização do espectro Raman em amostras previamente analisadas do ponto de vista histopatológico de tecido canceroso e normal do estômago, fornecidas pelo IPO-Porto;
  2. Estudo de imagiologia química e estrutural das amostras;
  3. Analise dos espectros com base em modelos matemáticos e estatísticos;
  4. Participação no estudo de teste e otimização do protótipo utilzando amostras representativas
Legislação e regulamentação aplicável Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/up/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=6016).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Física e Astronomia, sob a orientação científica de Joaquim Agostinho Moreira.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em setembro de 2019, renovável por iguais período de tempo até ao final do Projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 989,70¤ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas em  vigor (tabela FCT - http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

O pagamento será efetuado por transferência bancária.
 
Seguro Social Voluntário: Desde que a bolsa seja de duração igual ou superior a 6 meses, e em cumprimento do disposto no artigo 10.º da Lei n.º 40/2004, o bolseiro terá direito à assunção, por parte da FCUP, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões referidos no artigo 36º do Decreto-Lei nº 40/89, de 1 de fevereiro, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.

Métodos de seleção:

Requisitos Mínimos
  1. a) Grau de mestre em Física, Engenharia Física, Engenharia de Materiais ou áreas afins;
Outros requisitos preferenciais
  1. a) Conhecimento da técnica de difusão Raman.
  2. b) Capacidade de escrever documentos técnicos/científicos em língua inglesa;
  3. b) Forte motivação para trabalhar em equipa, combinando uma excelente capacidade de organização com a capacidade de cumprir prazos;
  4. c) Excelentes capacidades de comunicação e de estabelecimento de vínculos colaborativos com parceiros de áreas interdisciplinares.
Itens de avaliação
Classificação obtida na licenciatura e mestrado (ou mestrado integrado), análise do Curriculum Vitae (CV) e sua adequação para as tarefas propostas. A experiência nas técnicas experimentais e na análise dos resultados obtidos.

Cálculo da classificação final
A fórmula de cálculo da classificação final, os critérios de apreciação e ponderação da avaliação curricular do candidato, são os seguintes:
Classificação média obtida na licenciatura/mestrado – CM (10 a 20 valores).
No caso de candidatos com licenciatura e mestrado efetuar-se-á a seguinte ponderação:
CM=[(CM de licenciatura)*3+(CM de mestrado)*2]/5
Classificação obtida na análise do Curriculum Vitae -CV (0-20 valores).

Na classificação do Curriculum Vitae será valorada em 70% a adequação do candidato para o desenvolvimento do projeto e em 30% a experiência profissional.

A Classificação final será obtida usando a fórmula:

CF=0.40xCM+0.60xCV.
 
Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Joaquim Agostinho Gomes Moreira – Professor Auxiliar - FCUP
1º Vogal efetivo: Orlando Frazão – Professor Auxiliar Convidado - FCUP
2º Vogal efetivo: Susana Silva – Investigador - FCUP
1º vogal suplente: Susana Novais – Investigadora do INESC-TEC

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
As candidaturas deverão apresentadas no prazo de 15 dias úteis, acompanhadas da seguinte documentação:
  • Requerimento de candidatura;
  • Certificado ou diploma de mestrado ou mestrado integrado;
  • Curriculum vitae detalhado;
  • Outros documentos relevantes para a avaliação do candidato.
Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações. As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.

As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto no assunto, para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para Joaquim Agostinho Moreira (jamoreir@fc.up.pt).

Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).
 
Prazo de concurso: 16/08/2019 a 05/09/2019

Publicado no EraCareers

fct compete
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-08-26 às 04:21:12