FCUP
Você está em: Início > Notícias > Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior | 2019/2020 | Novas licenciaturas

Candidaturas: 6 a 16 de agosto 2019 | Licenciatura em Engenharia Agronómica e Engenharia Geoespacial

wheat   int

A) ESTUDANTES APROVADOS NAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS
  1. São abrangidos por este concurso, os estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, criadas pelo Decreto-Lei nº64/2006 de 21 de março.

Engenharia Agronómica

2

Engenharia Geoespacial

0

Nota: A aprovação das vagas dos Concursos Especiais está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

DOCUMENTOS A ENTREGAR

1.       Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/ Passaporte) ou Formulário contendo os dados de identificação  (obrigatório).

2.       Certidão de aprovação das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (dispensada aos estudantes que tenham realizado essa prova no estabelecimento de ensino superior (FCUP) a que se candidatam) (obrigatório).

B) TITULARES DE OUTROS CURSOS SUPERIORES (TOCS)

São abrangidos por este concurso, os titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor do Ensino Superior Português e titulares do previsto no artigo 26º do D.L 113/2014 de 16/07.

Engenharia Agronómica

4

Engenharia Geoespacial

1

DOCUMENTOS A ENTREGAR

2.       Certidão de conclusão de um curso superior (obrigatório).
PROCEDIMENTO PARA EFETUAR O PEDIDO DE RECONHECIMENTO/CREDITAÇÃO
  • O pedido de reconhecimento/creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos emolumentos indicados na Tabela de Emolumentos da U.Porto (https://sigarra.up.pt/fcup/web_page.inicial > Cursos > Documentos > Informação comum aos 3 ciclos de estudo > Tabela de Emolumentos).
  • Caso pretenda criar o pedido, no formulário de candidatura, no campo "Pretende efetuar um pedido de creditação", coloque “Sim”.
  • Nas opções do lado direito da página, em Reconhecimentos, selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  • Após criar o pedido de reconhecimento/creditação, deverá concluir e submeter a candidatura.
Prazos:
  1. Os pedidos de creditação só podem ser apresentados:
  2. a) no ato de candidatura a um ciclo de estudos/curso para que se pretende a creditação;
  3. b) no ato de candidatura a reingresso;
  4. c) no ato de inscrição do estudante em ano letivo, quando a formação ou experiência profissional ocorreu no ano letivo anterior ou;
  5. d) excecionalmente, por decisão do órgão competente da Faculdade poderá ser autorizada:
  6. i) Uma segunda fase para apresentação de pedidos de creditação quando a publicação de resultados de avaliação relativos ao ano letivo anterior tenha ocorrido depois do termo do prazo para apresentação destes pedidos;
  7. ii)No ato de inscrição do estudante em ano letivo, a apresentação do pedido de creditação de formação ou de experiência profissional realizada em anos anteriores ao último ano letivo, quando esta se situa claramente na(s) área(s) científica(s) das unidades curriculares em que o estudante se inscreve.
Documentos a entregar:

1. Certidão de unidades curriculares aprovadas;

2. Certidão de programas e cargas horárias;

3. Declaração NARIC (apenas para cursos do ensino superior estrangeiro)  emitida pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), a atestar o nível das formações estrangeiras para efeitos de pedido de equivalência/reconhecimento, em acordo com o procedimento definido no endereço: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/declaracoes-naric ouDeclaração emitida pelas autoridades competentes do país em que a habilitação foi obtida, reconhecendo a instituição como fazendo parte do seu sistema de ensino superior.
A formação realizada na Universidade do Porto, na mesma ou noutra Faculdade, é verificada e confirmada pelo serviço competente da FCUP, dispensando a entrega dos respetivos documentos.

CALENDÁRIO DE AÇÕES

Apresentação das candidaturas

De  6  a 16 de agosto de 2019

Afixação de resultados provisórios

Até 20 de agosto de 2019

Audiência prévia

De 21 de agosto de 2019 a 3 de setembro de 2019

Afixação de resultados definitivos

4 de setembro de 2019

Apresentação de reclamações

De 4 a 24 de setembro de 2019

Publicação da decisão de reclamações

Até 25 de setembro de 2019

Realização de matrículas

De 9 a 13 de setembro de 2019

Eventual colocação de suplentes

De 16 a 17 de setembro de 2019

Modo de notificação dos candidatos

Online – site da FCUP

EMOLUMENTOS

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros. Consultar aqui as Formas de pagamento.

AS CANDIDATURAS DEVEM SER EFETUADAS NA PÁGINA DOS CURSOS → escolher curso/CE → candidaturas de ingresso → escolher o regime → apresentar candidatura

Horário do balcão de atendimento da Unidade da Pré-Graduação:

• Segunda, Quarta e Sexta: das 10h00 às 13h00
  • Terça e Quinta: 13h00 às 16h00
Telefone: 22 0402020/21/22/24/26/27
E-mail: pre.graduacao@fc.up.pt
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-08-26 às 04:36:47