Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Bolsa Investigação Mestre | Bioquímica | Biologia Celular e Molecular

Notícias

Bolsa Investigação Mestre | Bioquímica | Biologia Celular e Molecular

Candidaturas de 07/08/2019 a 21/08/2019

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do PTDC/MED-FAR/29391/2017, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, com a referência POCI-01-0145-FEDER-029391 nas seguintes condições:

Área Científica: Bioquímica

Área Científica Específica: Bioquímica Aplicada/Biologia Celular e Molecular

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se os detentores do grau de Mestre Bioquímica Aplicada, de preferência com área de especialização em biomedicina e com experiência comprovada na área científica de Biologia Celular e Molecular.

O(a) candidato(a) deve ter experiência comprovada na área científica de Bioquímica Aplicada e Biologia Celular e Molecular. Será valorizada a experiência em cultura celular com células imortalizadas (e.g. U87, H1299, HeLa, U2Os, A549 e RCC4) e linhas celulares primárias (e.g. IMR-90) e em métodos para a avaliação de citotoxicidade (e.g violet blue, curvas de crescimento, citometria de fluxo). Será também valorizada a experiência na avaliação de propriedades físico-químicas de pequenas moléculas por HPLC, tais como solubilidade, hidrofobicidade (CHI), estabilidade. O(a) candidato(a) deve ter disponibilidade imediata e conhecimentos sólidos de língua inglesa (falada e escrita).

Requisitos de contratação: Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contração.

Plano de trabalhos:

- Avaliação in vitro da citotoxicidade e atividade biologica de antioxidantes mitocondriotrópicos em modelos celulares;

- Avaliação da permeabilidade de antioxidantes mitocondriotrópicos em modelos celulares e através de membranas artificiais que mimetizem barreiras biológicas;

- Avaliação da hidrofobicidade, da estabilidade e da solubilidade de antioxidantes mitocondriotrópicos.

Legislação e regulamentação aplicável Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/up/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=6016).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto sob a orientação científica da Professora Doutora Fernanda Borges. O(a) candidato(a) deverá ter disponibilidade para desenvolver parte do seu trabalho noutros laboratórios de Instituições Nacionais.

Duração da bolsa: A bolsa terá início previsto em Agosto de 2019 por um período de seis meses, não renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 989,70¤ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas em  vigor (tabela FCT - http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Métodos de seleção:

A avaliação dos candidatos (0-20 valores) terá em conta os seguintes critérios: experiência de investigação na área do projecto a que se candidata (5 pontos); experiência laboratorial com as linhas celulares e técnicas de Biologia Molecular e Celular (4 pontos). Experiência na avalicao da hidrofibicidade, solubilidade, e estabilidade de pequenas moleculas por HPLC (6 pontos); avaliação do perfil do candidato, de acordo com os objetivos do projeto, considerando a motivação, conhecimentos transversais na área e disponibilidade imediata (5 pontos).

Após análise das candidaturas e a avaliação dos candidatos segundo as componentes em causa, os candidatos serão seriados em ordem decrescente de pontuações.

O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Professora Doutora Fernanda Borges (FCUP)

Vogal efetivo: Doutor Carlos Fernandes (FCUP-CIQUP)

Vogal efetivo: Doutor Tiago Silva (FCUP-CIQUP)

Vogal suplente: Doutor Fernando Cagide (FCUP-CIQUP)

Vogal suplente: Doutora Alexandra Gaspar  (FCUP-CIQUP)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).

O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação, indicação da disponibilidade a partir de Agosto de 2019 numa base de exclusividade, curriculum vitae detalhado, certificados comprovativos de habilitações académicas, cartão de cidadão (BI ou passaporte) e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

A candidatura deverá estar contida num único ficheiro PDF.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando no assunto a referência do projeto referência POCI-01-0145-FEDER-029391 para o seguinte endereço: recrutamento@fc.up.pt  com conhecimento para fborges@fc.up.pt.

Prazo de concurso: 07/08/2019 a 21/08/2019

Publicado no EraCareers

fct port

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-08-26 às 04:28:20