Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > FCUP celebra os 50 anos da Chegada do Homem à Lua com exposição

Notícias

FCUP celebra os 50 anos da Chegada do Homem à Lua com exposição

Inauguração 22 de julho 2019 | 18h00 | Biblioteca FCUP

"Um pequeno passo para o Homem, um grande salto para a Humanidade". A pensar neste grande salto, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) organiza a exposição “50 anos da Chegada do Homem à Lua”, que assinala o momento protagonizado há cinco décadas pelo astronauta norte-americano Neil Armstrong.

A iniciativa, que terá lugar na Biblioteca da FCUP, pretende levar os visitantes a viajar até aos anos 60, revisitando também os tempos em que a ida à lua ainda era ficção científica.

Para isso, explica o Professor Rui Moura, docente da FCUP, investigador do Instituto de Ciências da Terra e um dos organizadores desta iniciativa, “a exposição estará dividida em várias partes, desde livros de ficção científica, passando pela literatura de divulgação científica à Banda Desenhada e pelos relatórios técnicos e peças autênticas de hardware espacial”.

Do livro do Tintin que evoca a chegada do Homem ao satélite natural da terra até à sétima arte, o certame conta também com uma série de objetos espaciais. Trata-se de uma coleção de materiais que, em grande parte, pertencem ao espólio pessoal do docente da FCUP, que foi o primeiro português a fazer formação e treino para astronauta.

Por ter contactos privados e institucionais através de pessoas que conheceu no meio aeroespacial nos últimos três anos, foi assim adquirindo materiais que classifica como “bastante raros”. São exemplos “uma folha de um manual de sistema de fato espacial e a qual foi propriedade do próprio Neil Armstrong, uma manta térmica suplente original de Módulo de Comando ou algumas pequenas peças de motores J-2 do lançador Saturno V”.

Para além destes objetos, há uma outra parte da exposição composta por memorabilias (conjuntos de coisas memoráveis). “Serão apresentados selos, moedas, medalhas, cadernetas dos anos 60, mapa da lua de 1958, e outros objetos relacionados com a ida do Homem à lua”, conta o Professor Orlando Frazão, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que se juntou ao Professor Rui Moura na organização deste certame.

A exposição será inaugurada no próximo dia 22 de julho, segunda-feira, pelas 18h00, e contará com a presença da Diretora da FCUP, Professora Ana Cristina Freire, da Subdiretora da FCUP e Diretora da Biblioteca, Professora Conceição Santos e da Vice-Reitora para a Cultura, U.Porto Edições e Museus da U.Porto, Professora Fátima Vieira.

Patente ao público até ao final de novembro do próximo ano, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 19h30A entrada é livre.


homemlua
Foto: A imagem oficial da exposição da FCUP integra uma ilustração de Victor Mesquita, um dos mais importantes criadores de banda desenhada de Portugal.

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-08-26 às 04:42:42