Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Reingresso, Mudança de Par Instituição/Curso 2019/2020

Notícias

Reingresso, Mudança de Par Instituição/Curso 2019/2020

Audiência prévia | De 1 a 14 de agosto de 2019

(aguarda aprovação da Reitoria da UP)

f

PROPINAS ESTUDANTE INTERNACIONAL Para os estudantes que ingressem pelos regimes de reingresso, mudança de par instituição/curso e que sejam considerados com estatuto de Estudante Internacional, os valores de propinas a aplicar são:

Estudante Internacional em tempo integral: 3000,00¤

Estudante Internacional em tempo parcial: 2684,96¤

Estudante Internacional em tempo integral (CPLP): 1500,00¤

Estudante Internacional em tempo parcial (CPLP): 1342,48¤

 
DOCUMENTOS A ENTREGAR

REINGRESSO:

1. Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/ Passaporte) ou  Formulário contendo os dados de identificação  (obrigatório).


MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

DOCUMENTOS A ENTREGAR

1. Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/ Passaporte) ou Formulário contendo os dados de identificação  (obrigatório).

2. Certidão da última inscrição passada pelo respetivo estabelecimento de ensino (obrigatório); 

3. Certidão do 10.º, 11º e 12.º ano de escolaridade com as unidades curriculares discriminadas (obrigatório); 

4. Historial da candidatura ao ensino superior, contendo as classificações do 10.º, 11º e 12.º anos de escolaridade e as classificações dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso (ficha ENES ou equivalente), referente ao ano em que se candidatou ao ensino superior (obrigatório) - ver alíneas a), b) e c).

(a) Para os candidatos titulares de cursos de ensino secundário não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português previstos nas Portarias n.º 224/2006, de 8 de março e n.º 699/2006, de 12 de julho, é obrigatória a entrega de documento comprovativo da conclusão do ensino secundário com a respetiva classificação

(b) Para os restantes candidatos titulares de cursos de ensino secundário não portugueses é obrigatória a entrega de certificado de equivalência ao ensino secundário português emitido por uma entidade nacional competente

(c) Para os candidatos acima referidos, titulares de cursos de ensino secundário não portugueses é ainda obrigatória a entrega de documento(s) comprovativo(s) das provas específicas (ou exames nacionais equivalentes) previstas na Deliberação nº586/2018 de 11/05.

 
5.   Certidão das unidades curriculares aprovadas no ensino superior com a respetiva classificação, com a indicação do regime (semestral ou anual) e com a indicação dos créditos-ECTS. Caso esta certidão não mencione os créditos-ECTS, deverá anexar fotocópia do plano de estudos do curso que frequentou. Os estudantes da UP poderão digitalizar e anexar o percurso académico do SIGARRA. Se não obteve aprovação em unidades curriculares, deve anexar certidão de inscrição no ensino superior (obrigatório);


6.   Certidão/Declaração emitida pelo último estabelecimento de ensino superior na qual conste informação de não prescrição no ano letivo 2019/2020. Caso não obtenha a certidão/declaração, deverá acrescentar uma declaração sob compromisso de honra em como não se encontra em condições de prescrever no ano letivo a que se candidata, ficando contudo a matrícula condicionada à apresentação da certidão (obrigatório). 


Notas: referentes ao ponto 4 mencionado na Candidatura.

(b) Os documentos deverão ser autenticados pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou pelos serviços consulares ou embaixadas em Portugal dos países estrangeiros a que a habilitação diz respeito, ou com Apostila de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções, obrigatórias, de documentos cuja língua original não seja a portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.


(c) Poderá consultar o procedimento nos seguintes endereços: http://www.dge.mec.pt/equivalencias-estrangeiras

Nota: Os estudantes da FCUP, nos pontos 2, 5 e 6 podem digitalizar e anexar o percurso académico do SIGARRA-FCUP.


VAGAS

Nota 1) A aprovação das vagas de Mudança de Par Instituição/Curso (1ºano curricular) está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

Nota 2) As vagas de Mudança de Par Instituição/Curso (restantes anos curriculares) aguardam aprovação da Reitoria da UP.


Licenciaturas e Mestrados Integrados 1º ano curricular Restantes anos curriculares
Arquitetura Paisagista 1 6
Biologia 9 9
Bioquímica 3 2
Ciência de Computadores 3 3
Ciências e Tecnologia do Ambiente 3 5
Física 3 9
Geologia 3 4
Matemática 3 13
Química 5 6
Mestrado Integrado em Engenharia Física 2 12
Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos 3 3



Nota: O ingresso será para as vagas de 1.º ano se e só se o estudante obteve menos de 30 créditos ECTS no par instituição/curso de que provém.

PROCEDIMENTO PARA EFETUAR O PEDIDO DE RECONHECIMENTO/CREDITAÇÃO 

  • O pedido de reconhecimento/creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos emolumentos indicados na Tabela de Emolumentos da U.Porto (https://sigarra.up.pt/fcup/web_page.inicial > Cursos > Documentos > Informação comum aos 3 ciclos de estudo > Tabela de Emolumentos).
  • Caso pretenda criar o pedido, no formulário de candidatura, no campo "Pretende efetuar um pedido de creditação", coloque “Sim”.
  • Nas opções do lado direito da página, em Reconhecimentos, selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  • Após criar o pedido de reconhecimento/creditação, deverá concluir e submeter a candidatura.

Prazos:

  1. Os pedidos de creditação só podem ser apresentados:
  2. a) no ato de candidatura a um ciclo de estudos/curso para que se pretende a creditação;
  3. b) no ato de candidatura a reingresso;
  4. c) no ato de inscrição do estudante em ano letivo, quando a formação ou experiência profissional ocorreu no ano letivo anterior ou;
  5. d) excecionalmente, por decisão do órgão competente da Faculdade poderá ser autorizada:
  6. i) Uma segunda fase para apresentação de pedidos de creditação quando a publicação de resultados de avaliação relativos ao ano letivo anterior tenha ocorrido depois do termo do prazo para apresentação destes pedidos;
  7. ii)No ato de inscrição do estudante em ano letivo, a apresentação do pedido de creditação de formação ou de experiência profissional realizada em anos anteriores ao último ano letivo, quando esta se situa claramente na(s) área(s) científica(s) das unidades curriculares em que o estudante se inscreve.
Documentos a entregar:

1. Certidão de unidades curriculares aprovadas;

2. Certidão de programas e cargas horárias;

3. Declaração NARIC (apenas para cursos do ensino superior estrangeiro)  emitida pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), a atestar o nível das formações estrangeiras para efeitos de pedido de equivalência/reconhecimento, em acordo com o procedimento definido no endereço: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/declaracoes-naric ou Declaração emitida pelas autoridades competentes do país em que a habilitação foi obtida, reconhecendo a instituição como fazendo parte do seu sistema de ensino superior.

A formação realizada na Universidade do Porto, na mesma ou noutra Faculdade, é verificada e confirmada pelo serviço competente da FCUP, dispensando a entrega dos respetivos documentos. 

CALENDÁRIO DE AÇÕES

 
CALENDÁRIO

Apresentação das candidaturas                 De 3 de junho a 19 de julho de 2019
Afixação de resultados provisórios Até 31 de julho de 2019
Audiência prévia De 1 a 14 de agosto de 2019
Afixação de resultados definitivos Até 3 de setembro de 2019
Apresentação de reclamações De 3 a 20 de setembro de 2019
Publicação da decisão de reclamações Até 23 de setembro de 2019
Realização de matrículas De 9 a 13 de setembro de 2019
Eventual colocação de suplentes De 16 a 17 de setembro de 2019
Modo de notificação dos candidatos Online – site da FCUP


EMOLUMENTOS

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros. Consultar aqui as Formas de pagamento.

AS CANDIDATURAS DEVEM SER EFETUADAS NA PÁGINA DOS CURSOS → escolher curso/CE → candidaturas de ingresso → escolher o regime → apresentar candidatura

Horário do balcão de atendimento da Unidade da Pré-Graduação:
Segunda a sexta-feira das 10h às 16h
Telefone: 22 0402020/21/22/24/26/27
E-mail: pre.graduacao@fc.up.pt


Consultar edital
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-08-26 às 04:32:51