Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > FCUP nos finalistas do Ecotrophelia 2019

Notícias

FCUP nos finalistas do Ecotrophelia 2019

Sete em 10 equipas finalistas integram estudantes FCUP


Mais de metade dos finalistas do Prémio Ecotrophelia 2019, iniciativa promovida pela Portugal Foods, são produtos criados por equipas de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O galardão teve, este ano, 20 produtos a concurso, de 10 diferentes categorias, envolvendo 11 instituições do ensino superior. 

Entre os 10 selecionados, estão 7 produtos desenvolvidos por estudantes da FCUP. Em 2019, a FCUP teve uma expressiva participação no Ecotrophelia e apostou em produtos maioritariamente constituídos por ingredientes de origem vegetal.

Comecemos pela equipa Create Life, de Filipa Barros, Liliana Rosa, Patrícia Silva e Raquel Anjos, do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição (MCCN), que criou o TOLIVE, um snack de palitos de feijão vermelho e patês de azeitona (preta e verde). Já a Delichí desenvolveu uma receita para uma bolacha salgada que conta com um ingrediente fora do comum - a farinha de tempeh de chícharo - acompanhada por cebola e ervas. Desta equipa fazem parte Ana Rebelo, António Lage, Beatriz Silva e Camila Carvalho, do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA) e estudantes do Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa).

Como snack ou até como refeição, os estudantes da Ecoequipa, Ana Ferreira, Izabel Souza, Mizaelly Henrique, Liliana Espírito Santo, Raquel Andrade, Carla Santos, Cláudia Peixoto (MCCN), apresentaram a concurso o Ecoburguer, um hambúrguer de "sabor mediterrâneo, saudável, sustentável e com fibras". 

A fazer lembrar o verão, os Dranosiris criaram a Dranola, a primeira granola a incorporar um subproduto da cerveja, o dreche, "com referências organolépticas tropicais". Este produto, da autoria de Alexandra Borges, Carla Teixeira, Diogo Gonçalves, Gabriela Gonçalves e João Félix Silva (MTCA), não tem adição de açúcar, é de baixo teor em sal e é rico em fibra. Para o pequeno-almoço ou para o lanche, Beatriz Silva (MTCA) fez parte da Plant Cakes desenvolveu, juntamente com estudantes da Escola Superior de Biotecnologia (Universidade Católica Portuguesa), um preparado para panquecas saudáveis" fonte de fibra, sem glúten e com baixo teor de açúcares". Já Ana Rafaela Lopes, Márcia Gonçalves, Marlene Machado, Sara Dias, Sofia Silva (MTCA) idealizaram o Snackisy um preparado em pó à base de frutos secos, com alto teor em proteína e em fibra.

A terminar este variado menu da FCUP, está o Whummey, um produto à base de grão de bico enriquecido com soro de leite e com toques de pimento, malagueta e ervas aromáticas. A ideia partiu de Francisco Cardeal, Rocio Gil, Mariana Patoilo, Francisca Côrte-Real e Pedro Manuel Sousa (MTCA) que lhe juntar um sabor que faz lembrar o fumeiro, ainda que não tenha carne.

Seis das equipas finalistas (Create Life, Delichi, Dranoiris, EcoEquipa; Snackisy e Hummey) foram dinamizadas pelos docentes da FCUP Luís Miguel Cunha, Susana Fonseca e a docente convidada Célia Rocha, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território/Green UPorto, no âmbito da UC Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, dos Mestrados em Ciências do Consumo e Nutrição e em Tecnologia e Ciência Alimentar.

As equipas da FCUP vão marcar presença na final do prémio Ecotrophelia 2019 que se realiza no próximo dia 21 de maio no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Para além da atribuição de um prémio monetário aos três melhores produtos em competição, a equipa vencedora irá representar Portugal na final europeia, em outubro, na feira internacional ANUGA (Alemanha).


dranola
Dranola

ecoequipa
Ecoburguer
snackisy
Snackisy
  tolive
TOLIVE
whummey
Whummey
delichi
Delichí
  plant
PlantCakes
   

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-04-24 às 23:36:57