FCUP
Você está em: Início > Notícias > Bolsa Investigação Mestre | Física | Engenharia Física

Bolsa Investigação Mestre | Física | Engenharia Física

Candidaturas de 16/04/2019 a 02/05/2019

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do Projeto PTDC/FIS-MAC/28887//POCI-01-0145-FEDER-028887, financiado pela FCT e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização com referência PTDC/FIS-MAC/28887//POCI-01-0145-FEDER-028887, nas seguintes condições:

Área Científica: Física/Engenharia Física

Requisitos de contratação: caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei nº 66/2017, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar compridas até á data da contratação.

Requisitos de admissão: Licenciatura e Mestrado em Física ou Engenharia Física.

Condição de preferência: aprovação em pelo menos dois semestres da área de Física da Matéria Condensada.

Plano de trabalhos:
Participação nas tarefas do projeto POCI-01-0145-FEDER-028887, em particular em tarefas em curso no tratamento numérico de propriedades electrónicas e óticas de sistemas desordenados usando Kernel Polynomial method; implementação no pacote Kite de cálculos de comprimento de localização.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no departamento de Física e astronomia, sob a orientação científica de João Manuel Borregana Lopes dos Santos.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 4 meses, com início previsto em maio de 2019, não renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a ¤989,70 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular (AC), e Entrevista (E) para os três candidatos com melhor classificação na componente de avaliação curricular.

A classificação final dos candidatos admitidos à entrevista (CF) é dada pela fórmula CF= 0,8*AC +0,20*E

A entrevista tem como finalidade avaliar com mais profundidade a adequação das competências do candidato às tarefas do plano de trabalhos.

A avaliação curricular que terá em consideração os seguintes parâmetros:
  1. Currículo académico, tendo em conta classificações de mestrado e licenciatura e o perfil de formação adequado às tarefas do projecto;
  2. Produção científica: Qualidade da produção científica relevante para a área e sub-área de recrutamento (livros, artigos em revistas, artigos em atas de congressos, capítulos em livros coletivos, aferida pelo tipo e qualidade dos meios de publicação e referências feitas por outros autores. Será dada especial importância a trabalho publicado ou pré-publicado nos temas referidos no item Plano de trabalhos.
  1. Experiência em projetos computacionais para cálculo científico, em particular na simulação de sistemas eletrónicos.
  1. Outras atividades, realizadas no âmbito do sistema de Ensino Superior, reveladoras de espírito de inovação, autonomia, capacidade de mobilização e trabalho em equipe, compromisso com a instituição.
Para cada uma das vertentes em análise, e dentro de cada vertente para os respetivos parâmetros, estão pré-definidos pesos para ponderação da classificação, apresentados na tabela I.

Vertente

Peso (%)

1. Currículo académico

2. Publicações científicas

3. Experiência em projetos computacionais relacionados com tema da bolsa

4. Outras atividades

Composição do Júri de Seleção:
Presidente – João Manuel Borregana Lopes dos Santos
1º vogal efetivo – João Manuel Parente Viana Lopes
2º vogal efetivo – Miguel Sousa Costa

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de Motivação, Curriculum vitae, certificado de habilitações, Duas cartas de Recomendação.

As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto PTDC/FIS-MAC/28887//POCI-01-0145-FEDER-028887 – REFº 1 no assunto, para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para jlsantos@fc.up.pt.

Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).

Prazo de concurso: 16/04/2019 a 02/05/2019

fct  compete2020
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-04-24 às 23:34:49