FCUP
Você está em: Início > Notícias > Bolsa Investigação Mestre | Física

Bolsa Investigação Mestre | Física

Candidaturas de 17/04/2019 a 03/05/2019

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre para o Projeto “Ultragraf - Harnessing third-harmonic generation in graphene-coated optics - new devices for ultrafast pulse measurement and frequency upconversion”, referência M-ERA-NET2/0002/2016, financiado por fundos nacionais através da FCT, nas seguintes condições:

Área Científica: Física

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa detentores do grau de Mestre em Física ou Engenharia Física, na área de interface da ótica não-linear e lasers ultra-rápidos com a matéria condensada, em particular com materiais bidimensionais.

Requisitos de contratação: caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei nº 66/2017, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar compridas até á data da contratação.

Plano de trabalhos: A Bolsa tem por objetivo desenvolver trabalho de investigação no âmbito do projeto UltraGraf - Harnessing third-harmonic generation in graphene-coated optics - new devices for ultrafast pulse measurement and frequency up-conversion, no WP 4 designado Broadband third-harmonic generation of femtosecond laser pulses in single- and multi-layer graphene.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em colaboração com o Centro de Física do Minho e do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor João M. Viana Parente Lopes e do Professor Doutor João M. B. Lopes dos Santos.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses com início previsto em Maio de 2019, eventualmente renovável por um período de 6 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a ¤989,70 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os critérios de seleção a utilizar serão os seguintes:
A – Graus Académicos
  1. i) Média das notas finais dos graus de Licenciatura e Mestrado obtidos: peso de 50% cada (nota 0-20 valores);
B – Experiência de Investigação
  1. i) Candidatos com experiência na modelização de resposta eletrónica de cristais bidimensionais a impulsos óticos ultra-rápidos terão uma pontuação de 10 pontos;
  2. ii) Candidatos com experiência comprovada na técnica de Kernel Polynomial Method terão uma bonificação adicional de 10 pontos.
C – Publicações e projetos
Artigos científicos:  10 pontos;
Artigos em conferências: 10 pontos;
D - Prémios em concursos competitivos:  pontuação adicional de 25 pontos/prémio.
E - Carta de Motivação (escala de 0-20).
Entrevista: apenas obrigatória em caso de desempate

A Classificação Final, CF, é calculada com base no algoritmo:
CF = 0,30 × A + 0,30 × B + 0,10 × C + 0,10 × D + 0,20 × E.
Os candidatos serão seriados considerando o valor da CF, sendo escolhido o/a candidato/a com o valor mais elevado.
A Carta de Motivação e Certificados de Ciclos de Estudo são obrigatórios. A não apresentação de quaisquer dos referidos documentos é motivo de exclusão do concurso.
São aceites documentos adicionais considerados relevantes para a apreciação do curriculum vitae dos/as candidatos/as.

Composição do júri de seleção:
Presidente do Júri: Professor Doutor Helder Crespo
1º Vogal efetivo: Professor Doutor João Lopes dos Santos
2º Vogal efetivo: Professor Doutor João M. Viana Parente Lopes
1º Vogal suplente: Professor Doutor Orlando Frazão

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados através de lista ordenada por classificação final enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação de candidaturas:
O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis. As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto no assunto, para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para jlsantos@fc.up.pt, indicando o nome do projeto (Ultragraf, M-ERA.net Project No. 4340) e acompanhadas dos seguintes documentos:
  1. Carta de Motivação;
  2. Curriculum Vitae;
  • Certificados de habilitações;
  1. Outros documentos comprovativos considerados relevantes.
O concurso encontra-se aberto de 17/04/2019 a 03/05/2019.

fct
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-04-24 às 23:29:47