FCUP
Você está em: Início > Notícias > Propinas de Doutoramento | 2019/2020

Propinas de Doutoramento | 2019/2020

Prazos/Valores

O valor da propina anual aplicável aos estudantes de 3.º ciclo da exclusiva responsabilidade, desta Faculdade, é o seguinte:

Estudante

Propina

Estudante Nacional

2750,00¤

Estudante Nacional

1650,00¤

Estudante Internacional

4500,00¤

Estudante internacional

2700,00¤

Estudante internacional CPLP

2750,00¤

Estudante Internacional CPLP

1650,00¤

Para os ciclos de estudos em associação o valor da propina anual poderá ser diferente do indicado pelo que a informação deverá ser consultada na página da FCUP junto do respetivo curso (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=1039249).

O pagamento é efetuado como segue:

1. No ato de matrícula o estudante paga a quantia de 25% do valor da propina, muito embora possa, também, optar por liquidar a sua totalidade. Sendo bolseiro da FCT ou de outra entidade externa, desde que demostre essa qualidade no ato de matrícula/inscrição, será aplicado um plano de pagamento específico de responsabilidade de pagamento da respetiva entidade.
  1. Para os estudantes matriculados no primeiro ano, o remanescente da propina em relação ao montante pago no ato de matrícula deverá ser pago em três prestações iguais:
              a) para os estudantes matriculados entre 1 de julho e 31 de dezembro
                      i) A primeira até 31 de janeiro;
                      ii) A segunda até 31 de março;
                      iii) A terceira até 30 de junho.
                              b) para estudantes matriculados entre 1 de janeiro e 30 de junho
                                  i) A primeira até 31 de julho
                                  ii) A segunda até 31 de outubro;
                                  iii) A terceira até 31 de dezembro.
  1. A propina devida a partir do segundo ano de estudos deverá ser liquidada:
            a) De uma só vez, no ato de matrícula/inscrição;
            b) Em quatro prestações iguais:
                     i) A primeira, no ato da inscrição;
                     ii) As restantes nos prazos referidos no número anterior.
  1. Excetuam-se das situações referidas nos números anteriores o caso de estudantes que, comprovando inequivocamente as suas efetivas carências económico-financeiras, sejam autorizados pela Diretora da Faculdade a cumprir um plano de pagamento distinto destes.
  1. No caso de estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que se tenham matriculado e inscrito num programa doutoral e que venham a obter a bolsa, é devido o pagamento de 25 % do valor da propina relativa ao primeiro ano de inscrição se a bolsa da FCT tiver início, para efeitos de propinas, depois de passados 120 dias úteis sobre o início do programa doutoral, devendo o Diretor da unidade orgânica autorizar o seu pagamento em prestações a liquidar nos doze meses subsequentes à comunicação da atribuição da bolsa.
  1. Os estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a não tenham obtido, mas estejam e pretendam manter-se matriculados e inscritos num programa doutoral com componente curricular até à conclusão desta, deverão contactar a Unidade de Pós-Graduação após saída dos resultados por forma a atualizar a sua conta corrente.
  1. São devidas integralmente as propinas correspondentes ao ano em que a tese de doutoramento é entregue, exceto se essa entrega ocorrer nos primeiros noventa dias úteis a contar do início do ciclo de estudos e desde que o estudante tenha efetuado as inscrições correspondentes à duração normal do curso, a tempo integral ou a tempo parcial e de acordo com as regras estabelecidas no Regime do Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto.

Nota:

Regime de tempo integral: Modalidade de frequência de um ciclo de estudos/curso, cuja inscrição corresponde a 60 ECTS anuais (no caso de inscrição 1.º ano pela 1ª vez) podendo ir até ao limite de 75 ECTS anuais (no caso de inscrições subsequentes).

Regime de tempo parcial: Modalidade de frequência de um ciclo de estudos/curso, cuja inscrição corresponde a 37,5 ECTS anuais.

Consultar  Aviso

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-04-24 às 23:44:08