FCUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição | Cartografia Geológica

Exposição | Cartografia Geológica

Biblioteca FCUP | Até 17 julho 2019

Até 17 de julho de 2019, está patente na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) a Exposição  “Passado, Presente e Futuro da cartografia geológica”. A iniciativa é organizada pela Biblioteca da FCUP, pelo LNEG- Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia e pelo Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP e tem como objetivo mostrar a evolução da cartografia geológica enquanto representação gráfica da realidade geológica de uma região e de um país, e da metodologia seguida no processo de aquisição de dados geológicos e da sua transposição para uma base topográfica.

São apresentados alguns exemplos da utilização das cartas geológicas nomeadamente em Geologia de Engenharia e Ordenamento do Território (geologia da Carta Geotécnica da cidade do Porto), nos recursos geológicos e em hidrogeologia. Nos cartogramas expostos, é possível acompanhar o estado da arte da cartografia geológica nacional nas escalas 1/50 000 e 1/200 000 levada a cabo pelos Serviços Geológicos de Portugal e seus representantes atuais em que se enquadra o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Neste processo histórico da cartografia geológica em Portugal, são apresentados alguns exemplos das primeiras cartas geológicas elaboradas no séc. XIX por geólogos portugueses.

Através das várias edições da Carta Geológica de Portugal na escala 1/500 000, pode ser feita uma viagem no tempo, que evidencia a evolução do conhecimento geológico de 1876 a 1992. São apresentados exemplos de cartas geológicas a várias escalas, de que se salienta a Mapa Geológico de España Y Portugal (2014) na escala 1/1 000 000, resultante da colaboração entre o IGME-Instituto Geológico Mineiro Espanhol e o LNEG- Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia.

Estão igualmente em exposição alguns dos equipamentos e utensílios que o geólogo usava nos levantamentos geológicos de campo e nos estudos de laboratório que se realizam nas diferentes fases de preparação de uma carta geológica e sua notícia explicativa. Hoje a realidade é diferente e a maioria deles pode ser substituída por um iPad e/ou um computador portátil.

A exposição visitada no Espaço de Exposições da Biblioteca, no Piso 0 de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00.
Estão ainda previstas visitas guiadas, mediante marcação prévia, através do email biblioteca@fc.up.pt ou por telefone + 351 220 402 185/191.

Para mais informações consultar: https://www.fc.up.pt/biblioteca/ibercarto/pt/exposicoes

ibercarto

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas