FCUP
Você está em: Início > Notícias > FCUP coordena projeto internacional sobre Geoética

FCUP coordena projeto internacional sobre Geoética

GOAL - Geoethics Outcomes and Awareness Learning

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto está a liderar um novo projeto – o GOAL (Geoethics Outcomes and Awareness Learning), que teve, nesta instituição, nos dias 3 e 4 de maio de 2018, a sua primeira reunião internacional e nos dias 14 a 18 de janeiro, o seu segundo workshop. Da equipa de investigação do GOAL fazem parte dois docentes do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP – Clara Vasconcelos, coordenadora do projeto, e Alexandre Lima.

O GOAL pretende contribuir para o desenvolvimento da área da Geoética, potenciando a sua clarificação conceptual e a sua intervenção através de abordagens inovadoras e criativas. Este projeto multidisciplinar conta com a participação de docentes de diversas instituições europeias que reúnem saberes nas áreas da educação em geociências, património geológico, georiscos, ciências ambientais e tecnologias de informação e comunicação.

Este segundo workshop, o workshop português do projeto (o primeiro realizou-se em Itália), teve como objetivos estabelecer um referencial teórico educacional e definir um modelo para o syllabus de Geoética a elaborar neste projeto; explorar alguns casos portugueses relacionados com a gestão de recursos geológicos; abordar a temática da Geoética nos geoparques e no geoturismo, tendo em conta a valorização do património geológico e da geodiversidade.

Uma das ambições do GOAL, que começou no final de 2017 e decorre até 2020, é desenvolver um currículo de Geoética e diversos recursos educacionais para serem usados no Ensino Superior na promoção da consciencialização geoética e no seu ensino.

O GOAL é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus + (Erasmus+ KA2 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas; KA203 – Parcerias Estratégias para o Ensino Superior). A nível nacional, esta equipa é também composta por Cristina Calheiros, do CIIMAR, José Brilha, da Universidade do Minho e por Alexandra Cardoso, bolseira de investigação. Entre as instituições europeias participantes encontram-se a Universität für Bodenkultur Wien, da Aústria, o Instituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia, de Itália, a Kauno Technologijos Universitetas, da Lituânia, o Weizmann Institute of Science, de Israel e a Universidad de Zaragoza, de Espanha.

GOAL ERASMUS+

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-05-23 às 06:29:50