FCUP
Você está em: Início > Notícias > Provas para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos

Provas para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos

Realização das Entrevistas: de 25 a 29 de junho de 2018

De 2 a 21 de maio de 2018, decorrem as candidaturas para as provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência de cursos de Licenciatura e de Mestrado Integrado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Destinatários:
Podem inscrever-se nas provas supracitadas os candidatos que:
- Completem 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas;
- Não sejam titulares da habilitação de acesso para o ciclo de estudos pretendido.

É admitida ainda a inscrição de candidatos que:
- Sejam titulares de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente desde que não tenham realizado prova de capacidade, ou seja, não possuam habilitação de acesso para o mesmo ciclo de estudos no mesmo ano letivo;
- Sendo titulares de um curso superior, não possuam habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidatam no mesmo ano letivo.

Os candidatos abrangidos pelo estatuto do estudante internacional (artº3 do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março) não se podem candidatar.

Edital
António Fernando Sousa da Silva, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, faz saber que se encontram abertas as candidaturas para as provas de acesso e ingresso no ensino superior para maiores de 23 anos, regulamentadas pelo Decreto-Lei n°64/2006 de 21/03, Despacho nº10447/2011 de 18/08 e Decreto-Lei nº113/2014 de 16/07, alterado  pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13/09.

Torna-se igualmente público que:
1. O calendário das ações a desenvolver é o definido anualmente pelo Reitor da Universidade do Porto.
2. A taxa de inscrição é de 30¤ (trinta euros).
3. São admitidas candidaturas para os cursos de licenciatura e de mestrado integrado ministrados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
4. A candidatura à realização das provas far-se-á mediante o preenchimento e entrega:
  • Do boletim de candidatura;
  • Currículo escolar e profissional do candidato (anexar documentos originais que comprovem as atividades profissionais e as habilitações académicas);
  • Declaração sob compromisso de honra sobre a situação escolar do candidato;
  • Fotocópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade/cartão de cidadão/passaporte) ou declaração contendo os dados de identificação;
  • Pagamento da taxa de inscrição.
5. A candidatura efetua-se diretamente no Serviço de Atendimento da Secção de Pré-Graduação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Rua do Campo Alegre - S/N - Edfº.FC5 - Sala 0.1 - 4169-007 - Porto. Tel.351.22 0402020-25.
6. Serão, ainda, aceites candidaturas enviadas por correio registado, enviadas para o endereço indicado no nº 5, desde que se façam acompanhar de todos os documentos exigidos no nº 4 do presente edital. A taxa de inscrição deverá, neste caso, ser paga por cheque, pagável à Tesouraria da Faculdade de Ciências do Porto. No caso de o cheque não ter provimento a candidatura será automaticamente eliminada.
7. Serão liminarmente excluídas as candidaturas que não sejam instruídas com os documentos referidos no n°4.
8. Informa-se os candidatos que poderão consultar os programas das provas no site da FCUP (Consultar aqui os programas das provas).
9. Para as demais ações a divulgação da informação relevante será feita de acordo com o calendário definido para o concurso em questão, afixada na Secção de Pré-Graduação, sendo igualmente divulgadas na página da Internet da Faculdade.
10. Os candidatos poderão pedir a reapreciação dos resultados obtidos em qualquer das provas.
11. O pedido de reapreciação da(s) prova(s) deverá ser solicitado através de requerimento dirigido ao presidente do júri e entregue na Secção de Pré-Graduação no prazo de 72 horas contadas da afixação da classificação e mediante o pagamento de uma taxa de 80¤.
12. Serão liminarmente indeferidos os pedidos de reapreciação apresentados fora de prazo.

Calendário das Ações:
- Apresentação das candidaturas: de 2 a 21 de maio de 2018
- Realização das provas para Maiores de 23 anos: de 4 a 8 de junho de 2018
- Realização das Entrevistas: de 25 a 29 de junho de 2018
- Publicação dos Resultados Finais: 6 de julho de 2018

Vagas - 2018/2019:
Os candidatos que obtenham aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, podem candidatar-se à FCUP, através do regime de ingresso - Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior - alínea a) Maiores de 23 anos.

Curso | Vagas (aguardam aprovação da Reitoria da U.Porto.):
Arquitetura Paisagista: 2
Biologia: 8
Bioquímica: 5
Ciência de Computadores: 2
Ciências da Engenharia: 2
Ciências e Tecnologia do Ambiente: 3
Física: 3
Geologia: 2
Matemática: 3
Química: 3
Mestrado Integrado em Engenharia Física: 3