FCUP
Você está em: Início > Notícias > FCUP na Pós-Mostra da Universidade do Porto 2018

FCUP na Pós-Mostra da Universidade do Porto 2018

20 e 21 abril 2018 | Instituto Geofísico da Universidade do Porto

A Mostra da U.Porto faz tremer a cidade

20 Abril, 17h30 | 21 Abril, 10h | 21 Abril, 11h30

O Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP) situado na Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia foi fundado em 1885, na altura como posto meteorológico e casa magnética da cidade do Porto (também referenciado alguns anos mais tarde como Observatório Princesa D. Amélia). O IGUP é uma das duas únicas estações climatológicas seculares existentes no país, sendo a outra o Instituto Geofísico Infante D. Luís localizado em Lisboa. Faz parte da Rede Meteorológica Nacional, ESTAÇÃO 08 546, e enquanto a estação meteorológica manual esteve em funcionamento, várias vezes ao dia eram enviados dados meteorológicos para o Instituto Meteorológico de Lisboa. Atualmente está instalada no IGUP uma estação meteorológica automática. Funcionou igualmente neste espaço uma estação sísmica integrada numa rede mundial que fornecia dados para os Estados Unidos.

Duração: 1h
Limite: 30 pessoas
Local de encontro: os grupos deverão comparecer 10 minutos antes da hora marcada, na entrada principal do IGUP, Rua Rodrigues de Freitas, 4430-211 Vila Nova de Gaia
Entrada livre