FCUP
Você está em: Início > Notícias > O projeto ANTHO4SKIN | no Portugal em Direto, Antena 1

O projeto ANTHO4SKIN | no Portugal em Direto, Antena 1

Prof. Nuno Mateus fala sobre o projeto de reciclagem de compostos bioativos conhecidos como antocianinas de agro-resíduos industriais

ANTHO4SKIN
Portugal em Direto é uma Série diária na Antena 1, com destaque para a informação regional. Com temas das regiões, o seu desenvolvimento, combinando a tradição e inovação, como a diversidade. Nesta série, o Professor Nuno Mateus, do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,  falou do seu projeto de reciclagem de compostos bioativos conhecidos como antocianinas de agro-resíduos industriais, o ANTHO4SKIN

E se o seu próximo creme para a pele tiver sido criado a partir da reciclagem de resíduos não aproveitados pela indústria agroalimentar? Este é o objetivo do projeto de investigação ANTHO4SKIN, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenado por Nuno Mateus, do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O projeto pretende provar a viabilidade do aproveitamento das antocianinas – o composto bioativo responsável, por exemplo, pela cor vermelha do vinho tinto e dos frutos vermelhos – presentes em muitos subprodutos da indústria alimentar para a produção de cosméticos de cuidados da pele.

Sabe-se já que as antocianinas têm propriedades antioxidantes, estando o seu o seu consumo associado a benefícios para a saúde. O projeto liderado por Nuno Mateus pretende usar as antocianinas nas suas formas nativas (com cor vermelha) ou transformando-as quimicamente em derivados mais estáveis com outras cores atraentes (laranja, azul) e torná-los mais solúveis em ambientes com menos teor em água, aproveitando as suas propriedades e as suas características cromáticas para as incorporar em formulações cosméticas.

Por outro lado, este projeto tem a particularidade de introduzir uma nova abordagem de ensaios laboratoriais em produtos cosméticos, que tornam desnecessário a utilização de modelos animais. Os testes estão a ser conduzidos em modelos de pele humana monitorizados por um sistema elétrico não-invasivo – ECIS (Electric Cell-substrate Impedance Sensing) –, permitindo de um modo contínuo e em tempo real observar alguns efeitos como a preservação e regeneração celular da pele.

A ambição do ANTHO4SKIN é realizar o rastreio de um grande número de compostos e extratos naturais recuperados de subprodutos industriais, introduzindo-lhes valor acrescentado para novas aplicações, contribuindo deste modo para uma economia circular.

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-12-12 às 04:29:57