O projeto 2QUA, liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), promove o webinar Ferramentas Práticas para Monitorizar a Água com o Copernicus Browser. A sessão realiza-se no próximo dia 5 de fevereiro, entre as 16h30 e as 18h30, em formato online.
O webinar é gratuito e conta com a participação de Gabriel Caballero, Jesús Delegido e Xavier Sòria Perpinyà, consultores da Universidade de Valência e especialistas em ecologia e remote sensing.
Os convidados irão demonstrar como utilizar o Copernicus Data Space Ecosystem Browser, uma plataforma que permite visualizar e analisar dados recolhidos por satélites da Agência Espacial Europeia (ESA). Estas informações ajudam a acompanhar o estado dos rios, lagos e albufeiras, constituindo uma ferramenta central na monitorização ambiental.
A iniciativa integra as atividades do 2QUA, que estuda a qualidade e a quantidade de água nas albufeiras da Aguieira e do Rabagão. O projeto investiga, também, a presença de microplásticos e aposta na ciência cidadã para envolver as comunidades locais na proteção dos recursos hídricos.
O projeto 2QUA:Qualidade e quantidade de água, os desafios do presente e do futuro decorre até 2028, em parceria com o Centre of Molecular and Environmental Biology (CBMA) da Universidade do Minho. Conta ainda com a consultoria da Universidade de Valência e da Agência Portuguesa do Ambiente, sendo financiado pelo PT2030 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Mais informações na página de Instagram do Fr3sh Lab.
