FCUP promove Encontro DIG4AEdu para professores e educadores
15 de julho | inscrições até dia 8 de julho
No âmbito do projeto Erasmus+
Dig4AEdu, que visa divulgar práticas educativas inovadoras baseadas na abordagem STEAM, com enfoque na sustentabilidade e na digitalização, decorre na FCUP um
encontro dirigido sobretudo a professores do ensino básico e secundário. O programa contempla uma palestra de
Ana Peixoto, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, sobre as práticas STEM e no ensino e aprendizagem das ciências, seguida da apresentação de trabalhos realizados por alunos do
Agrupamento de Escolas da Maia, escola parceira do projeto.
Estes trabalhos foram realizados durante mobilidades internacionais na
Turquia, Grécia, Letónia e em
Portugal. No evento haverá ainda lugar para oficinas práticas dirigidas a professores e educadores.
A iniciativa terá acreditação como
Ações de Curta Duração (ACD) pelo CFAE Maiatrofa e tem particular interesse para a comunidade educativa da região da Maia, Porto, Gaia e concelhos vizinhos.
O público-alvo deste eccontro são professores de
Ciências Físicas e Naturais e das áreas tecnológicas, bom como estudantes de
licenciatura e de mestrado, que desenvolvem trabalhos na área das
tecnologias digitais.
As inscrições (obrigatórias) são gratuitas e podem ser feitas até ao dia 8 de julho.

Sobre o Dig4Aedu
O Dig4AEdu é coordenado na FCUP por Paulo Simeão Carvalho, do Departamento de Física e Astronomia e da Unidade de Ensino das Ciências e conta também com a participação do docente e investigador da FCUP, Marcelo Dumas Hahn. O projeto teve início em 2023 e termina em dezembro deste ano.
O projeto Dig4AEdu tem como um dos objetivos desenvolver competências digitais a professores dos ensinos básico e secundário através de ações de formação especificamente desenhadas para esse fim. O projeto tem ainda como objetivo promover encontros científicos na área STEAM entre estudantes e estimular a sua criatividade, trabalho cooperativo, debate de ideias, e partilha de práticas culturais, através de ações de mobilidade e webinars.
O evento pretende apresentar formas inovadoras de aproximar os alunos ao estudo e aprendizagem das ciências, pela exploração de recursos digitais e metodologias ativas. Para esta abordagem, são apresentadas atividades desenvolvidas durante o projeto, bem como produções e contributos intelectuais realizados com recursos digitais e programação de microcontroladores de código aberto.