FCUP | Bolsa de Investigação Pós-Doutoral - PRR-C05-i03-I-000134-Phenobot
Candidaturas de 23/04/2025 a 29/05/2025 -prorrogado
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação Pós-Doutoral, no âmbito do projeto com a referência PRR-C05-i03-I-000134-Phenobot, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P., nas seguintes condições:
Área Científica: Ciências Agrárias
Requisitos de admissão:
- Grau de doutor em Ciências Agrárias, Bioengenharia, Bioinformática e outras áreas afins obtido nos três anos anteriores à data de submissão da candidatura a esta bolsa;
- O local de desenvolvimento dos trabalhos de investigação para a obtenção do grau de Doutor cumpra o disposto no Regulamento nº 950/2019 de 16 de dezembro, artigo 7º, nº.3 alínea b), nº 4 e nº 5.
Requisitos de contratação: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.
Plano de trabalhos: Participar no desenvolvimento e execução do projeto de investigação, através da execução de atividades científicas e técnicas que lhe são inerentes: - Rever o estado da arte, desenvolver benchmark e desenvolver a prova de conceito sobre modelos avançados de agricultura de precisão baseados na integração de dados espectrais, multiomicas e biologia de sistemas (BS). - Caracterizar diagnósticos fisiológicas, metabólicas e transcricionais de videiras em estufa/campo em resposta a stress abióticos para validar dados espectrais de campo. - Desenvolver uma abordagem de BS para caracterizar as vias metabólicas da videira e inferir o seu fenótipo/estado fisiológico; - Desenvolver uma plataforma (digital-twin) capaz de incorporar dados espectrais de campo e inteligência artificial para apoiar modelos avançados de agricultura de precisão. - Participar nas atividades laboratoriais/campo (horário flexível) a decorrer no âmbito do projeto. - Teste e validação das soluções desenhadas em contexto real utilizando técnicas de machine learning, e publicação dos resultados. - Pretende-se ainda que o investigador participe nas seguintes atividades: co/supervisionar estudantes PhD e MSc; desenvolver e escrever artigos científicos (percentil Q1); contribuir ativamente com os seus desenvolvimentos para concursos competitivos de projetos na linha de investigação.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, atualizada pelo Decreto-Lei nº. 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 950/2019 de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Regulamento 184/2021, de 3 de março (Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto e Decreto-Lei nº 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sob a orientação científica de Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha.
Duração da bolsa: A presente bolsa terá a duração de 3,5 meses, com início previsto a 15/06/2025, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto. (30/09/2025)
Conforme o disposto no Artigo 7º, nº7: terminado este contrato de BIPD (Bolsa de Investigação Pós-Doutoral), não pode celebrar novo contrato de bolsa com a FCUP.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1851¤ conforme tabela de valores das bolsas aplicável (se financiamento FCT – tabela FCT, se outro financiamento – tabela da FCUP em vigor).
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
A) Análise curricular (AC), valoração 90%;
B) Carta de Motivação em língua inglesa (CMI), valoração 10%;
Análise Curricular e Carta de Motivação (até 20 valores, ponderação percentual 90%):
Serão avaliados os seguintes parâmetros:
- Relevância do tema de tese de doutoramento defendida, tais como Biologia de sistemas, entre outros
- Conhecimento e experiência comprovada em técnicas de Bioinformática (‘genome scale models’, ‘graph analysis’, ‘flux balance analysis’, pyCobra, MEWpy, pesquisa em base de dados)
- Dominio de linguagens e ferramentas computacionais (R, Phyton)
- Experiência comprovada de implementação de modelos de Machine Learning
- Conhecimentos em bioquíca e fisologia de plantas
- Conhecimentos agricultura de precisão
- Utilização de instrumentação (sensores proximais em plantas, ecofisiologia) e processamento de dados espectrais.
- Competências na área da organização, implementação e liderança de trabalhos de investigação.
- Autoria de publicações científicas, em especial artigos em revistas indexadas, atividades formais de transferência de tecnologia e evidências de proteção, gestão e valorização da Propriedade Intelectual.
- Maturidade na estruturação e redação de texto.
- Clareza, consistência e maturidade na exposição. Mundividência sobre processo de investigação e sobre o tema do projeto.
- Nível de proficiência em língua inglesa e portuguesa
A classificação final (CF) será obtida através da seguinte fórmula:
CF=AC=A*90% +B*10%
Na segunda fase e após a seriação dos candidatos com base na avaliação curricular será feita entrevista (até 20 valores, ponderação percentual 10%) a um máximo de 2 candidatos melhor classificados.
CF=AC*90%+E*10%
O candidato que possua um grau académico ou diploma estrangeiro cuja classificação final esteja expressa numa escala de classificação diversa da portuguesa ou não possua classificação, para efeitos de avaliação, deve o mesmo apresentar documento comprovativo do reconhecimento do grau ou diploma estrangeiro e da conversão da classificação para a escala de classificação portuguesa até à data de termo das candidaturas ao concurso. Caso os documentos comprovativos de grau submetidos pelos candidatos não apresentem a classificação final do grau exigido neste edital com a respetiva nota convertida para a escala de classificação portuguesa, o júri considerará, para efeitos de avaliação, que o candidato possui a classificação mínima (10 valores de um máximo de 20 valores) exigida para a obtenção de grau em Portugal.
Não são elegíveis para a concessão de bolsa, os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 13 valores.
Composição do júri de seleção:
Presidente – Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha, Professor Associado com Agregação, FCUP;
1.º vogal efetivo – Doutora Maria Conceição Lopes Vieira dos Santos, Professora Catedrática FCUP;
2.º vogal efetivo – Doutor Joaquim Carlos Gomes Esteves da Silva, Professor Catedrático FCUP
1.º vogal suplente – Doutor Renan Tosin, Investigador e Professor Auxiliar convidado FCUP;
2.º vogal suplente- Ana Álvares Ribeiro Marques de Aguiar, Professora Auxiliar, FCUP
Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email. Mais se informa, que ao abrigo do disposto nos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, dispõe do prazo legal de 10 dias úteis a contar do dia imediato ao da notificação, para se pronunciar, caso assim o entenda. Desta decisão pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou, em alternativa, interposto recurso no prazo de 30 dias úteis, endereçadas à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos termos do artigo 191º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.
A entidade de acolhimento poderá recorrer à lista de ordenação final para substituição do bolseiro selecionado no caso deste desistir do lugar, até um ano.
Prazo de candidatura e forma de apresentação de candidaturas
O prazo de apresentação de candidaturas será de
25 dias úteis a partir da data da publicação do edital. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, na página do concurso no
Infociências, com a seguinte documentação:
a) Carta de motivação em inglês;
b) Curriculum Vitae;
c) Certificado de habilitações;
d) Declaração de elegibilidade (em anexo);
e) Outros documentos considerados relevantes;
Os documentos indicados nas alíneas a) a e) devem ser submetidos num único ficheiro em formato zip na página do concurso.
Documentos de suporte à contratualização: No ato da contratualização, o bolseiro deverá fornecer os documentos a seguir indicados:
- formulário de dados pessoais;
- fotocópia do Passaporte e/ou Autorização de Residência (se aplicável);
- Reconhecimento de grau estrangeiro (se aplicável)
- declaração de dedicação exclusiva;
- Ciência ID e ORCID ID.
Compromisso: Em cumprimento da alínea h) do artigo 9º da Constituição, a Universidade do Porto, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação. Neste sentido, termos como “candidato”, “selecionado”, “recrutado”, “provido”, “autor”, “professor”, de entre outros que se referiram às pessoas que se candidatam ao concurso, não são usados, neste Edital, para referir o género das mesmas.
De igual modo, nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.