FCUP
Você está em: Início > Notícias > Docente e Investigadora da FCUP vencem Prémio Acredita Portugal

Docente e Investigadora da FCUP vencem 'Prémio Acredita Portugal'

Cristina Freire e Andreia Peixoto

fcup

O projeto CATALVALOR, uma tecnologia inovadora baseada num catalisador sólido para transformar resíduos em biodiesel competitivo, venceu o 1.º lugar da categoria Indústria do Concurso Acredita Portugal, o maior concurso de Empreendedorismo a nível nacional. O projeto CATALVALOR foi ainda um dos 3 finalistas da categoria Brisa Mobilidade, inserido no mesmo concurso. O projeto foi distinguido entre mais de 18 mil candidaturas, num processo de seleção que durou vários meses. A CATALVALOR é uma solução disruptiva que nasceu para resolver os problemas atuais do Biodiesel que são responsáveis pela sua falta de competitividade, quando comparado com o diesel derivado do petróleo.

O projeto CATALVALOR envolveu o desenvolvimento de um catalisador sólido, não tóxico e não corrosivo, que combinado com um processo industrial simples permite transformar resíduos de gordura animal e vegetal em biodiesel. Com esta solução o produtor de biodiesel pode reduzir significativamente os custos com a matéria-prima, custos de operação e custos de investimento e ser competitivo com o diesel derivado do petróleo.

"Queremos ser a solução para que o biodiesel seja a alternativa aos combustíveis fósseis, permitindo a todos beneficiar de um ambiente mais limpo e de um futuro mais sustentável."

Este projeto nasceu no Cohitec 2013- Act by COTEC, e está agora em fase de prova de conceito à escala piloto. Cresceu com o empenho da equipa que o suporta, a Investigadora de Pós-Doutoramento Andreia Peixoto e da Professora e Investigadora Cristina Freire, do LAQV-REQUIMTE/ Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Os vencedores da 5ª Edição do Concurso Acredita Portugal, nas várias categorias, foram anunciados no passado dia 5 de junho de 2015, durante a Gala de Entrega de Prémios, no Centro de Congressos de Lisboa. As promotoras do projeto pretendem criar diferenciação na área dos catalisadores sólidos para a produção de energias alternativas e por isso criaram recentemente a start-up INNOVCAT, Lda.

Consulte aqui o vídeo

Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: imagem@fc.up.pt
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2017-10-18 às 01:12:10