Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Alumna da FCUP vence Prémio Hologic Saúde da Mulher
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Alumna da FCUP vence Prémio Hologic Saúde da Mulher

Licenciada em Bioquímica pela FCUP


anasofiaribeiro

A identificação de uma proteína que é importante para a metastização cerebral de cancro da mama permitiu à investigadora Ana Sofia Ribeiro, alumna da FCUP e investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), conquistar a primeira edição do Prémio Hologic Saúde da Mulher 2023, no valor de 12 mil euros.  Com este novo biomarcador pretende-se prever precocemente o risco de desenvolvimento de metástases cerebrais, controlar melhor a doença e encontrar novas terapias personalizadas.

O cancro da mama é a neoplasia maligna mais comum e a principal causa de morte em mulheres devido a metástases distantes no osso, pulmão, fígado e cérebro. Dados mais recentes, adianta Ana Sofia Ribeiro, que começou o seu percurso académico com a licenciatura em Bioquímica na FCUP, mostram que a “metastização cerebral tem vindo a aumentar e apresenta as piores taxas de sobrevida entre as doentes com cancro da mama metastático”.

Esta necessidade urgente de identificar biomarcadores preditivos que ajudem a identificar precocemente doentes com maior probabilidade de desenvolverem cancro de mama metastático, levou a investigadora do i3S a focar-se no estudo do secretoma tumoral, ou seja, tudo o que é libertado pelas células tumorais para a corrente sanguínea e que, explica, “pode estar envolvido no processo de metastização”.

Na sequência desse trabalho de investigação no grupo «Cancer Metastasis», liderado por Joana Paredes, Ana Sofia Ribeiro identificou a proteína VGF como uma das moléculas-chave deste processo, o que significa que pode ser um excelente biomarcador preditivo e de prognóstico para a metastização cerebral em mulheres com cancro da mama.

Sobre o Prémio Hologic Saúde da Mulher

O Prémio Hologic Saúde da Mulher pretende distinguir projetos científicos de excelência na área da saúde feminina, cuja inovação e/ou contribuição tenha impacto na melhoria das condições de saúde das mulheres nas diversas áreas que mais as afetam.

Com uma periodicidade bianual, trata-se do primeiro prémio, em Portugal, que tem como objetivo abranger as diversas áreas que afetam a saúde da mulher.

O Prémio conta com o apoio institucional da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC), das Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), da Sociedade Portuguesa de Contraceção (SPDC), da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) e da Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS).




Ler notícia completa no portal notícias U.Porto





Partilhe connosco as suas novidades: sicc@fc.up.pt 
SICC. 26-05-2023 
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2023-10-04 às 01:23:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias