Jorge Gabriel Oliveira, licenciado e mestre em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi o vencedor da segunda edição da U.Porto 3MT® (Three Minute Thesis), o concurso que, ao longo dos últimos meses, pôs à prova as capacidades de comunicação dos estudantes de doutoramento da U.Porto.
Atualmente a frequentar o Programa Doutoral em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), está a desenvolver o seu projeto de investigação no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto.
A final da competição decorreu no passado dia 19 de maio, no Salão Nobre da Reitoria. Ao longo da tarde, os 20 finalistas foram desafiados a resumir oralmente os resultados das suas investigações em apenas três minutos, e com a ajuda de um único diapositivo.
No final, a escolha do júri – composto por Carlos Daniel (jornalista e diretor-adjunto de informação da RTP), Rosalia Vargas (presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica), António Granado (professor de Comunicação de Ciência na NOVA FCSH), Luísa Amorim (gestora no Grupo Amorim) e João Paulo André (professor e autor/escritor da Universidade do Minho) – recaiu então sobre a apresentação de Fighting drug-resistant bacteria with refined compounds, título do projeto de doutoramento de Jorge Gabriel Oliveira, que assim recebeu o correspondente prémio monetário de 1200 euros.
Promovido pela primeira vez na U.Porto em 2022, o concurso 3MT desafia os participantes a explicarem o conceito e a importância da sua investigação. Em apenas 3 minutos, e usando como base “não mais que um único diapositivo”, os futuros doutores devem explicar da forma mais cativante possível o significado do seu trabalho.
Na primeira fase do concurso, os candidatos tiveram que produzir e submeter um vídeo a apresentar o seu projeto. Depois de uma análise cuidada, realizada por uma Comissão de Avaliação constituída por representantes das 14 faculdades da U.Porto, foram selecionados os 21 melhores candidatos.
Os estudantes selecionados participaram posteriormente numa ação de formação nas instalações da UPTEC Baixa e no Núcleo de Tecnologias Educativas da U.Porto. Este constituiu um momento de preparação para a competição final da U.Porto 3MT.
Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto