A Conferência Internacional de História ‘E se?...’ Mundial está de volta e, nesta edição, a Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) será o espaço para discussão sobre a História Alternativa. A submissão de abstracts para a conferência já está aberta e decorre até ao dia 22 de julho.
O tema principal é “Eureka! E História Alternativa”. No entanto, os autores e investigadores poderão submeter abstracts sobre outros tópicos de interesse em História Alternativa, como, por exemplo, Experiências Educativas recorrendo à História Alternativa e Alternada, História Alternativa como método investigativo nas Ciências Naturais ou Médicas, ou História Alternativa e Cognição.
Todos os artigos aceites serão publicados numa edição do “Hypothesis Historia Periodical”, associada à conferência, periódico que já teve como Guest Editors Irene Pimentel, escritora galardoada com o Prémio Pessoa em 2007, e Nelson Zagalo, professor da Universidade de Aveiro, em edições anteriores.
A transdisciplinaridade é assegurada pelo painel da Comissão Organizadora, composto por André Melo, docente da FCUP e investigador no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), Ana Moura/AMP Rodriguez, da Invicta Imaginária e também investigadora no LAQV-REQUIMTE, Paula Guerra, do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», da Faculdade de Letras da U.Porto e Conceição Santos, Subdiretora da FCUP.
O WhatIf'23 está a ser organizado conjuntamente pela FCUP e pela Casa Comum da Universidade do Porto e tem data marcada para os dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. As inscrições (gratuitas) para assistir à conferência estarão abertas até 27 de outubro.
Este evento insere-se numa iniciativa mais alargada - o “Hypothesis Cultural Days || Dias da História Alternativa – Winepunk & Companhia”, que se inicia a 26 de outubro, com a inauguração da exposição “Memória Scientifica: Pioneiras na FCUP”, estendendo-se até 7 de junho de 2024.
Sobre o WhatIf
E se a Armada Invencível não tivesse naufragado? E se o 25 de abril tivesse fracassado? E se Leopoldina Ferreira Paulo, a primeira mulher doutorada na U.Porto, tivesse sido conhecida mais cedo na academia e no país? Teria inspirado mais mulheres a seguir a carreira científica? Estas são algumas das questões que dão mote a esta conferência sobre História Alternativa.
Considerada um fórum de excelência quer por investigadores, como por aficionados de História Alternativa e Alternada, a iniciativa tem como objetivos a troca de ideias e a apresentação de resultados dentro deste âmbito, quer como área de investigação, quer como criação literária e artística.
A FCUP tem estado envolvida na iniciativa desde a primeira edição, em 2021, que teve como anfitrião o i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Já a segunda edição teve lugar no edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto e na Casa dos Livros e contou com a participação de investigadores da FCUP, como José Luís Santos.