Os desafios e as boas práticas para a avaliação dos estudantes no ensino superior é o tema central das Jornadas de Inovação Pedagógica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) que regressam no dia 28 de junho.
Organizado pelo Conselho Pedagógico da FCUP, presidido por Joaquim Agostinho Moreira, este evento conta, pela primeira vez, com a participação de convidados internacionais a partilhar a sua experiência e conhecimento com a audiência.
O objetivo é a discussão em torno desta temática numa mesa-redonda moderada por Sónia Valente Rodrigues, Pró-Reitora para a Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa e por Samuel Lopes, Professor do Departamento de Matemática da FCUP.
Samuel Pazicni, docente da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, abordará em concreto a criação de tarefas para a avaliação do raciocínio e compreensão dos estudantes. Já Geraldine O'Neill, professora da Universidade de College Dublin- UCD, na Irlanda, irá destacar a importância e benefícios de diversificar os métodos de avaliação.
A mesa-redonda conta também com a participação de Luís Tinoca, docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com carreira de investigação na área da educação e pedagogia no ensino superior, que terá ênfase no uso de ferramentas digitais.
O evento, com a duração de duas horas, inicia às 15h00 no Auditório Ferreira da Silva, no edifício de Ciência de Computadores da FCUP. A entrada é gratuita, mas está sujeita a inscrição.