Você está em: Início > Notícias > Estudante da FCUP vence primeira edição do 3MT U.Porto
Mapa das Instalações

Estudante da FCUP vence primeira edição do 3MT U.Porto

Joana Oliveira conquistou um prémio de 1000 euros

A estudante Joana Oliveira, a frequentar atualmente o 2.º ano do doutoramento em Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é a vencedora da primeira edição do 3MT U.Porto, o concurso que, ao longo dos últimos meses, pôs à prova as capacidades de comunicação dos estudantes de doutoramento da U.Porto.

A final da competição decorreu no passado dia 13 de maio, no Salão Nobre da Reitoria. Neste evento, os 21 finalistas foram desafiados a resumir os resultados das suas investigações em apenas três minutos, e com a ajuda de um único diapositivo.

No caso de Joana Oliveira, o desafio passou por “traduzir” em poucas palavras o trabalho que vem desenvolvendo no domínio da aquacultura, e cujo foco se prende em “desenvolver uma dieta funcional para o modelo de peixe da corvina e ainda em encontrar biomarcadores de nutrição nesse modelo que nos ajudem a avaliar os efeitos da nutrição na saúde e bem-estar dos peixes”.

“A vitória foi uma grande surpresa. Para mim significou começar a acreditar mais em mim própria acima de tudo. Significou também um desejo futuro de continuar a comunicar ciência e a falar daquilo que tanto gosto”, destaca a jovem investigadora, que está a desenvolver o seu projeto de doutoramento no grupo NUTRIMU, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), dedicado ao estudo da Nutrição e Imunobiologia dos peixes.

A vontade de “dar a conhecer, de uma forma clara, a importância do que investigamos à população” foi, aliás, uma das motivações que levaram Joana a abraçar o desafio do 3MT U.Porto.

“A ideia de apresentar em três minutos algo tão complexo e longo como um projeto de doutoramento parecia-me quase impossível, por isso resolvi tentar o desafio. Além disso, era uma boa oportunidade de sair da minha zona de conforto e evoluir as minhas capacidades comunicativas”, explica.

Para além do prémio no valor de 1000 euros, a estudante da FCUP admite levar do 3MT U.Porto “uma experiência excelente”. Por outro lado, “aprendi imenso e tive a oportunidade de conhecer várias pessoas e os seus próprios projetos interessantes”.

Entre os finalistas da FCUP que participaram na competição estiveram Alexandra Borges, do Doutoramento em Química Sustentável, que apresentou o seu trabalho sobre novos fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica, Daniel Brito, do Doutoramento em Física, com uma apresentação sobre isoladores topológicos, Inês Sampaio Lorga, que está a trabalhar na área da imunidade à meningite no âmbito do Doutoramento em Biologia Celular e Molecular e Tomás de Azevedo Silva, do Doutoramento em Astronomia, que está a estudar a composição da atmosfera dos exoplanetas.

No competição estiveram também envolvidos os docentes da FCUP, Carla Morais e Miguel Coimbra, que integraram a Comissão Organizadora e da Comissão de Avaliação da 1ª fase, respetivamente.

Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto

joanaoliveira

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt

Renata Silva. SICC. 16-05-2022