Você está em: Início > Notícias > Bolsa de investigação para licenciado - Projeto GREENPEG
Mapa das Instalações

Bolsa de investigação para licenciado - Projeto GREENPEG

O concurso encontra-se aberto de 09/07/2020 a 22/07/2020

Bolsa de Investigação para Licenciado (M/F)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para licenciado no âmbito do Projeto GREENPEG, Grant Agreement number 869274, apoiado através de Fundos Europeus (H2020) nas seguintes condições:

Área Científica: Geociências

Requisitos de admissão: os candidatos deverão:

1. Estar inscritos num Mestrado nas áreas de Engenharia Geoespacial, Geografia, Geologia ou Engenharia do Ambiente (comprovada a inscrição obrigatoriamente nos documentos a apresentar na candidatura)

2. Ser detentores de Licenciatura em Engenharia Geoespacial, Geografia, Geologia ou Engenharia do Ambiente (ou formação equivalente).

Será ainda dada preferência aos candidatos com experiência em processamento de imagens de satélite para aplicações geológicas (preferencialmente lítio)

Requisitos de contratação: caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contração.

Plano de trabalhos:

Pesquisa e download de imagens de satélite de bases de dados abertas para as três áreas de estudo correspondentes às áreas selecionadas do Projeto Greenpeg (Noruega, Áustria e Irlanda) . Aplicaçâo de algoritmos de processamento de imagens a esses três locais. Desenvolvimento e aplicação de algoritmos de Machine Learning para identificação de minerais de lítio e outros. Validação dos resultados com análise espetrais. Paralelamente o mesmo trabalho será efetuado em dois locais em Portugal (locais complementares).

Legislação e regulamentação aplicável: Decreto-Lei nº. 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 950/2019 de 29 de novembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Decreto-Lei nº 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras)

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, sob a orientação científica da Professora Ana Cláudia Teodoro e co-orientação do Professor Alexandre Lima.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, não renovável, com inicio previsto a 1/09/2020.

Valor do subsídio de manutenção mensal e Seguros:

1. O montante da bolsa corresponde a ¤798,00 conforme tabela de valores das bolsas em vigor. (tabela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores)

2. Seguro Social Voluntário: Desde que a bolsa seja de duração igual ou superior a 6 meses, e em cumprimento do disposto no artigo 10.º da Lei n.º 40/2004, o bolseiro terá direito à assunção, por parte da FCUP, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões referidos no artigo 36º do Decreto-Lei nº 40/89, de 1 de fevereiro, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.

Os pagamentos serão efetuados por transferência bancária.

1. Seguro Acidentes Pessoais: Além destes subsídios, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

- Análise Curricular:

• Classificação média obtida na Licenciatura- CM (10 a 20 valores)

• Classificação obtida na análise do Curriculum Vitae-CV (0-20 valores). Neste item será valorada em 60% a adequação do candidato para o desenvolvimento do projeto e em 40% a experiência no tipo de aplicações pretendidas.

A classificação final será obtida usando a fórmula:

CF=0.20*CM+0.80*CV

Caso seja necessário será realizada a entrevista de seleção (E) aos/às 3 primeiros/as candidatos/as mais bem classificados/as na AC.

A classificação final será obtida pela seguinte fórmula: CF= 0.9*AC + 0.10*E, numa escala de 0 a 20 pontos.

Não havendo entrevista, a classificação final será igual à obtida na AC.

Composição do júri de selecção:

Presidente – Professora Ana Cláudia Teodoro, FCUP

1º vogal efetivo – Professor Alexandre Lima, FCUP

2º vogal efetivo – Professor Rui Marques Moura, FCUP

1º- vogal suplente – Professora Maria dos Anjos Ribeiro, FCUP

2º vogal suplente - Professora Clara Maria Vasconcelos, FCUP

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis a partir da data de publicação do edital. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

• Carta de candidatura

• Curriculum Vitae

• Certificado de habilitações

• Prova de inscrição de Mestrado (em qualquer uma das áreas referidas)

• E outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto no assunto (Bolsa- Lic- GREENPEG), para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para amteodor@fc.up.pt

O concurso encontra-se aberto de 09/07/2020 a 22/07/2020

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-04-25 às 07:00:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias